sexta-feira, 17 de junho de 2011

Foco no mercado para alimentos orgânicos



Se perguntássemos a 100 pessoas sobre os benefícios entre os produtos orgânicos e os produtos industrializados, provavelmente a maioria apontaria os primeiros (Organicos) como melhores. Se olharmos o consumo essa proporção está mais que invertida. Por que isso acontece?
Em primeiro lugar precisamos lembrar sobre as vantagens mercadológicas dos orgânicos (não vamos nem falar sobre as vantagens nutricionais):

• Crescimento do poder de consumo da mulher – afeta a busca por mais qualidade na alimentação
• Aumento da longevidade - idem
• Maior preocupação com segurança alimentar
• Maior preocupação estética e física
• Aumento do custo médico
• Maior acesso de informações
• Entrada das grandes redes de supermercados

Em segundo lugar precisamos entender como funciona a dinâmica de consumo alimentar:

O consumo de orgânicos esta associado a disseminação da informação (segurança alimentar), mas também a acessibilidade ao produto e a sua aplicabilidade (conveniência de consumo e receitas).

Daí surge o grande gargalo dos orgânicos: SAUDAVEL X SABOROSO.
Os orgânicos tem imagem constituída de saudáveis, contudo, ainda é fraco o marketing para mostrar que são também práticos e saborosos.
Por que temos problemas de consumo de orgânicos.
• Com menos tempo em casa as pessoas têm menos tempo para cozinhar
• Temos um problema de acessibilidade aos produtos, freqüência e “padronização”
• Temos um problema de preço e percepção de valor
• Temos um problema da canal de distribuição

Problemas da oferta

• O tempo para certificação (3 anos) é uma barreira de entrada mas também um limitador para adequação da oferta
• O mercado pede mais variedade
• O mercado pele mais informações sobre usos (receitas)
• O mercado pede opções de produtos mais processados
• A diferença de preço deveria ser no máximo de 25 a 40%

O que agregará valor aos orgânicos

• Classificação de qualidade na produção, comercializando os produtos separadamente
• Transformar “legumes” em produtos (informações, frequencia, processamento, etc)
• Adotar marca nos produtos. Para os casos onde se atuar em mais de um mercado, trabalhar com marcas diferentes
• Ter canais de relacionamento com o consumidor final
• Realizar ações de estimulo ao consumo

Ideias

1. Dominar o processo de produção, pós-colheita e ter um sistema de gestão que permita a previsão de oferta
2. Ter estratégia de fluxo de caixa para financiar estruturação comercial no periodo de investimentos e perdas de implantação do projeto
3. Display de vendas em academias e lojas de conveniência, acompanhados com “flies” de receitas
4. Fazer cursos de culinárias para empregadas domésticas em condomínios
5. Criar “catalogo” sabores com receitas de restaurantes e fazer promoção conjunta
6. Associar orgânico a sabores
7. Crescer a passos consistentes e com foco no L P

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