quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A IAGRAM

Criada em 2005, a IAGRAM começou apoiando o setor do mel atendendo os produtores da região tendo o SEBRAE como parceiro Estratégico na cadeia produtiva do mel. Atualmente a IAGRAM apóia 09(nove) empresas, entre elas uma associação e uma cooperativa no ramo do mel. No entanto, com a experiência adquirida junto ao setor de mel e a própria vocação da região para o Agronegócio, surgiu a necessidade de ampliar sua área de atuação para o agronegócio em geral.



A Incubadora do Agronegócio de Mossoró é uma iniciativa pioneira na região na área do agronegócio e faz parte de um conjunto de ações estratégicas para consolidar o Pólo de Desenvolvimento Integrado no Estado do Rio Grande do Norte. A incubadora conta com um número expressivo de parceiros estratégicos, entre os quais, a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, o SEBRAE/RN, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a Prefeitura Municipal de Mossoró – PMM, o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Federação Apícola do Rio Grande do Norte – FARN. Essas instituições constituem, o Conselho Gestor ou Deliberativo da IAGRAM.


A IAGRAM está instalada na área urbana da cidade de Mossoró, no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no prédio do Centro Tecnologico do Agronegócio do Rio Grande do Norte - CTARN e apresenta uma infra-estrutura para suporte às empresas incubadas, contando com todos os requisitos necessários para que, num curto prazo, se torne o principal instrumento de transferência de tecnologia de gestão e de processo agroindustrial da UFERSA e dos parceiros estratégicos para a iniciativa privada. Suas instalações foram cuidadosamente concebidas com o objetivo de prestar o melhor serviço de apoio na gestão tecnológica, de marketing e de comercialização de todos os produtos produzidos pelos empreendedores do agronegócio da região.

Para que as atividades voltadas às empresas e empreendedores vinculados à Incubadora possam ser melhor desenvolvidas, em especial as atividades de treinamento, consultoria e gestão dos negócios, a Fundação Guimarães Duque - FGD/ UFERSA conta com a parceria importantíssima do SEBRAE/RN, que além do apoio no processo de gestão do empreendimento, colabora com a captação de recursos para todas as atividades inerentes a um programa de incubação, junto aos Editais do SEBRAE Nacional e da FINEP/PNI, bem como noutros projetos em desenvolvimento por essa agência na região.

Na sua gestão técnico-administrativa, bem como na capacitação empresarial dos empreendimentos agroindustriais, a IAGRAM também conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar das entidades parceiras.

O público-alvo da incubadora é composto por empreendedores do agronegócio da região, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, ex-alunos, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior da região.

Um comentário:

leite.walter disse...

Caro amigo Giorgio:Você está no caminho certo e a Incubadora IAGRAM vai ganhar visibilidade.
É só uma questão de tempo, vamos nos unirmos em prol do desenvolvimento do Agronegócio na Região do Oeste Potiguar.
Parabéns.