terça-feira, 31 de maio de 2011

Boa alimentação ajuda na gestação de ovinos

Cuidados com nutrientes e higienização do local diminuem riscos de distúrbios na maternidade e ocorrência de enfermidades, como verminoses e micoses.

Kamila Pitombeira
30/05/2011


Um dos principais cuidados com ovelhas gestantes é a alimentação. Porém, muitos produtores deixam a desejar nesse quesito, principal responsável pelo bom desenvolvimento do feto e a consequente boa produtividade. O bom manejo de ovelhas gestantes foi um dos temas abordados no sétimo Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês, que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio em Maceió, no Estado de Alagoas. Segundo Carla Fabrícia Cordeiro, professora de Zootecnia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o manejo deve ser feito de forma bem cuidadosa e o produtor deve estar atento ao período gestacional. Ela diz que a gestação dura 150 dias, em média, e nos últimos 50 dias de gestação, as ovelhas requerem mais atenção, pois é quando cerca de 70% do feto é formado.

Nos 100 primeiros dias, a alimentação é normal, pois ela não precisa de tantos elementos energéticos. Já no final da gestação, é preciso voltar uma atenção especial para essas ovelhas, já que elas começam a gerar os 70% da produção fetal. Além disso, as ovelhas podem ter gestação de um animal, de duplos ou triplos. Portanto, se o produtor se descuidar dessa atenção, elas podem sofrer distúrbios metabólicos, como a toxemia da gestação, ou seja, a falta de energia no organismo do animal, necessária para produzir o restante do feto — explica a professora.

Além disso, antes da gestação, ela afirma que é preciso ter cuidados com o escore corporal, ou seja, o estado corporal no qual o animal se encontra. Portanto, a ovelha não pode estar nem obesa, nem muito magra, o que pode contribuir também para o distúrbio metabólico.

Mas, de acordo com Carla, não é apenas na etapa de gestação que os cuidados são importantes. Os animais precisam estar em um local bem higienizado e desinfetado para evitar índices maiores de ocorrência de enfermidades, como verminoses, micoses e doenças de pele. Além disso, o cordeiro precisa nascer em um ambiente preparado.

— Um bom manejo das ovelhas pode proporcionar o sucesso da criação ao produtor. Todas essas preocupações com o manejo visam buscar maior lucratividade da criação. Quando o produtor se descuida das pequenas coisas, pode provocar grandes prejuízos — avisa.

Para a professora, um dos principais erros cometidos pelos produtores é a alimentação inadequada dos animais. Segundo ela, muitos deles não adotam o Flushing, que é uma suplementação destinada tanto para o final da gestação, para que a ovelha possa produzir 70% do feto, quanto para a recuperação, quando essas ovelhas têm o escore corporal um pouco abaixo do ideal para a fase de reprodução.

Nenhum comentário: