quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pecuária é foco do Espaço Empreendedor na Festa do Boi

A estrutura montada pelo Sebrae deverá atrair um público de 500 mil visitantes e vai contar a história da pecuária potiguar na Festa do Boi. O evento começa nesta quinta-feira (11), às 16h.




Cleonildo Mello

http://www.rn.agenciasebrae.com.br/imagem.kmf?img=imagem_l02jaj114x.JPG&tipo=12&s=1
Elementos da pecuária potiguar estarão em
 exposição no Espaço Empreendedor



Durante dez dias, o Sebrae no Rio Grande do Norte vai destacar a importância da pecuária para a economia do estado com a abertura do Espaço Empreendedor na 50ª Festa do Boi. O evento começa nesta quinta-feira (11), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e deve movimentar cerca de R$ 120 milhões em negócios. Estruturado em uma área de 2,7 mil metros quadrados, o espaço do Sebrae funcionará das 16h às 22h.

A exemplo de edições anteriores, o Espaço Empreendedor deverá atrair um público estimado em mais de 500 mil visitantes durante todo o período da festa. Neste ano, o tema trabalhado será ‘História, Inovação e Tecnologia do Leite no RN’, a estrutura se propõe a contar a trajetória da pecuária no estado, mostrando a evolução desde os primórdios até a ordenha mecânica.


Um museu retratará o universo que permeia a atividade nas regiões produtoras da bacia potiguar. As moradias, os armadores de rede, as mesas, os fogões à lenha, os pilões, os utensílios usados pelos vaqueiros, as ferramentas usadas na fabricação do queijo, as portas e janelas do sertão, associados a muita informação, estarão entre os destaques do museu. Haverá ainda uma projeção mapeada, fundindo imagens projetadas virtualmente com objetos reais para reproduzir a vida e o cotidiano do vaqueiro.

Na área de capacitação, a programação técnica contempla palestras, filmes, mesa redondas e minicursos, que abordam assuntos como cultivo de palma forrageira, melhoramento genético dos rebanhos, nutrição de bovinos leiteiros, análise sensorial produtos lácteos, manejo nutricional no pré-parto de vacas leiteiras e também a parte de reprodução. A grade completa de capacitação pode ser conferida no site http://espacoempreendedor.rn.sebrae.com.br/.



Projetos


http://www.rn.agenciasebrae.com.br/imagem.kmf?img=imagem_aadxya9rds.JPG&tipo=12&s=1
Fachada do espaço foi
baseada nos casarões antigos




Outro destaque será o espaço do projeto Balde Cheio, que, no Rio Grande do Norte, está sendo implantado em 134 propriedades rurais de 21 municípios pelo Sebrae, Faern/Senar, Banco do Nordeste e em parceria com as prefeituras locais. A ideia do espaço é difundir a metodologia do projeto, cuja tecnologia contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.


No local, também haverá uma demonstração de pastejo rotacionado, sistema em que a pastagem é subdividida em três ou mais piquetes, que são pastejados em seqüência por um ou mais lotes de animais – uma vantagem em comparação aos pastejos contínuo e o alternado. Serão instaladas na área do pastejo rotacionado, 17 piquetes para duas vacas com a presença de técnicos do Balde Cheio. O Banco do Nordeste realizará atendimento para demandas do crédito emergencial para quem foi afetado pela estiagem.






Nenhum comentário: