segunda-feira, 22 de outubro de 2012

IAGRAM promove gratuitamente curso de inclusão digital


Estudantes de comunidades rurais e bairros carentes de Mossoró têm a oportunidade de aprender noções básicas de informática. A iniciativa é da Incubadora do Agronegócio de Mossoró da UFERSA que dentro das ações do Projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados”, oferece a partir desse mês de outubro, curso de informática básica voltado para jovens de comunidades rurais e urbanas, além de pessoas com vínculo as empresa incubadas pela IAGRAM. A primeira turma teve início nesta segunda-feira, 22, no Campus da UFERSA Mossoró.



O curso, tem carga horária de 30h, vai acontecer no período de 22 de outubro a 2 de novembro, no Laboratório de Engenharia II, localizado no Campus Leste da UFERSA Mossoró. Ao todo, são 25 vagas, mas as inscrições para outras turmas já podem ser feitas na secretaria da IAGRAM ou através do telefone: 3317-8311. O projeto da IAGRAM tem o financiamento do Ministério das Comunicações e é direcionado para a promoção da inclusão.



Segundo o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes, a proposta é apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar ampliando as capacidades da juventude no campo através das TIC´s direcionadas à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar. O projeto tem como coordenador o prof. Marcos Fernando Machado.


http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/1/2012.10.22_Curso%20de%20inform%C3%A1tica%20da%20IAGRAM-0253.jpg

 
A capacitação é ofertada com aulas teóricas e práticas, e compreenderá os conteúdos relacionados à informática, bem como o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação como vídeos, internet e ambientes virtuais. “Após essa primeira etapa os cursos serão ministrados nas comunidades rurais”, adianta Giorgio Mendes.



O coordenador da IAGRAM frisa ainda que a ideia é implementar ações para dar suporte a comercialização dos produtos com o uso das TICs, qualificar os empreendimentos e jovens das cidades assistidas pelas incubadoras da UFERSA, através da elaboração de programas e cursos direcionados à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar, além de, assessorar, acompanhar e monitorar os empreendimentos incubados, transferindo tecnologia aos incubados durante o processo de incubação.



Ao todo, são dez estudantes da UFERSA envolvidos do Projeto Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, desenvolvido pela IAGRAM. Os universitários selecionados são dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Agronomia e Administração. Os bolsistas atuam proporcionando a inclusão digital de outros jovens com a prática gerencial junto as 13 empresas incubadas pela IAGRAM, bem como as 5 empresas já graduadas. Cada bolsista recebe R$ 360,00, para uma carga horária de 20h semanais.  


Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: