segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto capacita moradores da zona rural a usar computador



Aos poucos a inclusão digital chega às comunidades rurais. Um exemplo é o trabalho de extensão universitária desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Distrito de Córrego e Sítios Reunidos, localizado na zona rural de Apodi. O trabalho é fruto do Projeto Uso de Ferramentas Tecnológicas e Comunicação para a Gestão e Comercialização Profissional dos Empreendimentos Incubados, financiado pelo Ministério das Comunicações, e realizado numa parceria com a Cooperativa Potiguar de Apicultores e Desenvolvimento Sustentável – COOPAPI.
“Aproveitando uma estrutura já existente no Córrego optamos por trazer o Projeto TIC’s para a comunidade”, afirmou o coordenador do Projeto, o professor Marcos Fernandes, explicando que o projeto tem como parceira a Incubadora do Agronegócio de Mossoró, a IAGRAM e, com a INEAGRO, em Angicos. O curso de informática básica acontece na sede do MIDEP – Modelo de Inclusão Digital para Empreendedores Produtivos, anteriormente chamado de Estação Digital. O espaço dispõe de 10 computadores que também é o número de participantes por turma.
“Aqui na comunidade do Córrego estamos atualmente com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, mas a nossa proposta é trazer também, num segundo momento, o curso de informática avançada”, afirmou Giorgio Mendes Ribeiro, vice-coodenador do Projeto TIC’s. O novo curso terá como público os agricultores e familiares cooperados da COOPAPI. O curso básico tem carga horária de 30 horas, distribuídas em 10 dias. Os ministrantes são universitários da UFERSA que atuam como bolsistas do Projeto TIC’s.
O Distrito de Córrego está localizado a 10 quilômetros de Apodi e conta com cerca de mil habitantes, a maioria agricultores familiares que atuam na apicultura e no cultivo e no beneficiamento da castanha do caju. Com o projeto de inclusão digital, os moradores da comunidade têm a oportunidade de aprender e lidar com as novas tecnologias de comunicação e informação. A procura pelos cursos de informática acontece em todas as faixas etárias.
“Fico muito feliz ao ver meus cooperados no computador trabalhando ou simplesmente acessando a internet”, afirmou a presidente da COOPAPI, Fátima Torres. Segundo ela, as novas tecnologias possibilitam melhoria na gestão e na comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Para os bolsistas do Projeto TIC’s, a oportunidade de atuar na zona rural é gratificante. “Além do aprendizado existe uma troca de conhecimentos”, resumiu Joseilda Emídio, estudante de Ciências Contábeis. Para a bolsista os alunos têm muita vontade em aprender o que facilita o trabalho. “Creio que esse curso chegou em momentos certo, pois são estudantes em fase escolar que vão precisar desses conhecimentos para iniciar a sua prática, inclusive, em sala de aula com a realização de trabalhos e pesquisas escolares”, considerou.
Levar o conhecimento de informática para moradores das comunidades rurais é o maior diferencial do Projeto. “São pessoas simples que querem aprender e oportunizar esse aprendizado já é muito gratificante”, opinou a bolsista também de Ciências Contábeis, Mariana da Rocha Filgueira. Dos 10 alunos da turma da manhã, apenas dois tem computador em casa. “A grande maioria não dispõe do computador, então, possibilitar essa inclusão digital é de grande importância pra nossa vida e, principalmente, para eles”, concluiu.
A turma é composta por crianças e adolescentes que aproveitam a oportunidade para se familiarizar com o computador. “Já tinha visto, mas nunca tinha mexido”, afirmou Thays Teixeira, de 9 anos e estudante do 4ª ano do ensino fundamental. A menina garante que já aprendeu muita coisa. “Desenhar, escrever e acessar a internet”, disse, acrescentando “acho que é bom para o meu futuro”.
O único homem da sala, Yago Souza da Silva, de 13 anos e que cursa o 7ª ano, tinha alguma noção que agora está aperfeiçoando no curso. “Está sendo muito bom, pois estou aprendendo outros recursos que não conhecia”, afirmou. Já para Luana Moraes Brilhante, também de 13 anos, tudo é novidade. “Não conhecia o funcionamento do computador e estou no curso para aprender e receber o certificado”, disse. Para Luana Brilhante, saber informática vai facilitar a entrada dela no mercado de trabalho. “Esse certificado lá na frente poderá servir muito”, acredita a adolescente.
Além de Apodi, o Projeto Uso de Ferramentas Tecnológicas e Comunicação vai acontecer em Mossoró, Serra do Mel, Janduis, Angicos, Fernando Pedroza. As ações vão prosseguir até o mês de setembro.

 

Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: