terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto TIC’s beneficia moradores do Alto São Manoel


O projeto de extensão universitária Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s –, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, beneficia moradores do bairro Alto de São Manoel. É com o curso de introdução a informática, viabilizado por meio de parceria entre a Ufersa e a Associação de moradores do bairro mossoroense. A primeira turma, iniciada nessa segunda-feira, 11, são 30 participantes, a maioria pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o computador.
O vice-coordenador do Projeto TIC’s, Giorgio Mendes, técnico da PROEC, adianta que a proposta é capacitar jovens das zonas urbana e rural com cursos de informática. Além das empresas incubadas pela Iagram e Ineagro. “Os cursos são inteiramente gratuitos e tem carga horária de 30 horas/aula”, frisa. O projeto é financiado pelo Ministério das Comunicações e os monitores são universitários da Ufersa, bolsistas do Projeto.
A intensão é ofertar três turmas. As aulas dessa primeira vão prosseguir até o dia 22 de março, sempre no horário das 7:30h às 10:30h, no Laboratório de Engenharia de Produção, localizado no Campus Leste da Ufersa Mossoró. “Essa parceria com a Ufersa prepara os jovens da nossa comunidade para o mercado de trabalho, sendo de grande importância”, considerou o presidente da Associação de Moradores do Alto de São Manoel, Clauro Maurício da Silva. As pessoas interessadas em participar do curso devem procurar a Associação de Moradores.
Trabalhando como auxiliar administrativo do Grupo Serttel, Isadora Cristiane Alves de Medeiros, decidiu fazer o curso em busca de aperfeiçoamento. “Há três anos fiz um curso, mas necessito de novos conhecimentos”, afirmou. Já Evânia Silva, de 48 anos, o curso veio suprir uma necessidade. “Não sei de quase nada, mas quero aprender”. Acompanhada da filha, Evânia trabalha no escritório de um curso teológico. “Achei essa parceria maravilhosa”, afirmou.
Na esperança de ascensão profissional, Vitor Gleydson Silva Freire, de 18 anos, decidiu participar do curso. “Trabalho com embalador num supermercado e espero novas oportunidades na área profissional”, afirmou Gleydson que é concluinte do ensino médio. O estudante nunca antes teve a oportunidade de fazer um curso de informática.
Ainda dentro da programação do Projeto TIC”s, Giorgio Mendes, informa que nos próximos meses estão previstas outras ações de informática básica, inclusive, na zona rural; curso de educação financeira para empreendedores e, um curso sobre a utilização das redes sociais voltado para a comercialização e marketing de produtos. “Em Apodi vamos levar curso de Excel avançado para os funcionários e gestores da Aquapo e Coopapi, empresas incubadas pela Iagram”, finaliza.

Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: