segunda-feira, 22 de março de 2010

INCUBADORAS DE EMPRESAS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Um dos fatores mais importantes para a sobrevivência das empresas na atual economia global é a sua capacidade de buscar continuamente a aplicação de novas tecnologias, novos mercados, novos métodos gerenciais e processos de negócio que permitam uma operacionalização mais ágil e flexível. Existem, porém, dois fatores determinantes para alavancar essas iniciativas de melhoramento contínuo do negócio e o aumento da competitividade dessas empresas. Trata-se do acesso e obtenção de financiamentos e de um eficiente planejamento que permitam a implementação dessas ações.
Com a atual crise mundial, a ausência desses fatores está, cada vez mais, determinando a falência ou a saída do mercado de inúmeras empresas de diversos ramos de atuação, devido às altas taxas de juros cobrados sobre o capital, sem falar na carga tributária excessiva pela qual são submetidas essas empresas.
Isso tudo vem culminando no aumento contínuo do desemprego e levando inúmeros ex-empregados da indústria nacional a tornarem-se pequenos empreendedores que se jogam, sem qualquer suporte ou planejamento prévio, no sonho de vencer e ser dono do próprio negócio. Em decorrência desse quadro, o número de MPEs (micro e pequenas empresas) criadas no país vem aumentando a cada ano. Porém, em vez de significar uma solução alternativa à crise econômica, isso tem trazido também outros problemas econômicos e sociais ao país, haja vista o alto índice de mortalidade dessas MPEs em seus primeiros anos de vida.
Uma iniciativa que vem proporcionando resultados animadores em todo mundo, e também no Brasil, é a criação de incubadoras de empresas destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. O principal objetivo de uma Incubadora de Empresas deve ser a criação e consolidação de empresas competitivas, que obtenham sucesso no seu mercado de atuação, gerando benefícios econômicos e sociais à região na qual ela está instalada.
Nesse sentido, O Estado do Rio Grande do Norte já despertou para a importância desse mecanismo de desenvolvimento e hoje conta com diversas incubadoras espalhadas na região e recentemente a criação da Rede Potiguar de Incubadoras – REPIN.A cidade de Mossoró conhecida como cidade empreendedora atualmente conta com duas incubadoras: a Incubadora do Agronegócio de Mossoró -IAGRAM/UFERSA e o Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido – CITECS/UERN, ambas desempenhando papel importante no desenvolvimento sustentável da região com responsabilidade no social.

Nenhum comentário: