quinta-feira, 14 de julho de 2011

Incubadoras da UFERSA aprovam projetos para suas incubadas


  


A Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM e a Incubadora do Agronegócio da Caprinovinocultura do Sertão do Cabugi – INEAGRO-CABUGI, ambas sob a gestão administrativa da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA aprovam projetos na ordem de R$ 60.000,00 que vão beneficiar micro e pequenas empresas do Estado. A proposta apresentada pela IAGRAM tem como título Ações de Incubação no Agronegócio para Empresas vinculadas a IAGRAM, já a INEAGRO-CABUGI apresentou a proposta de Apoio à Inovação na Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura. A chamada pública 01/2011 pelo qual participaram todas as incubadoras do Estado, constitui numa ação efetiva do SEBRAE/RN no sentido de apoiar as empresas incubadas das incubadoras de empresas, junto ao programa SEBRAE/RN de incubadoras de empresas, contribuindo para a consolidação e sustentabilidade no mercado , através do apoio técnico e financeiro às incubadoras em operação e que conste em seu quadro de resultados a existência de, no mínimo 03 (três) empresas graduadas. Os projetos aprovados deverão contemplar o atendimento às empresas incubadas no que tange às questões de gestão empresarial, acesso ao mercado, a inovação tecnológica e aos serviços financeiros.


Para o Coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes, esta iniciativa está inserida no esforço em apoiar e consolidar firmemente não só as empresas incubadas como também as incubadoras, tendo em vista que 30% dos recursos serão aplicados na operacionalização da incubadora. “ O SEBRAE tem sido o nosso grande parceiro incentivando o empreendedorismo na região e com isso apoiando o surgimento de novas empresas através do programa de incubadoras de empresas, gerando dessa forma, emprego e renda para a região através das incubadoras”frisou.

De acordo com Giorgio Mendes, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido também desempenha um papel importante nesse contexto, isso porque segundo o Coordenador da IAGRAM, o sucesso da incubadora depende em grande parte de sua relação com uma instituição acadêmica fortemente orientada na pesquisa, que não apenas fornece profissionais altamente qualificados para esses empreendimentos, mas também garante toda uma infraestrutura para a incubadora. “ de maneira geral, verifica-se certa resistência por parte das universidades e institutos de pesquisa em engajarem-se nesse processo, o envolvimento efetivo não tem sido um fato correntemente constatado, configurando-se uma situação de apoio simbólico, o que não é o caso da UFERSA, que vem apoiando as nossas incubadoras que hoje são referência no Estado.


Com duas incubadoras em operação, a equipe da IAGRAM e INEAGRO já cogita a possibilidade de ser criado um programa de incubação da universidade, com uma maior participação dos professores e alunos através de apresentação de projetos via incubadora para captação de recursos para trabalhar junto as empresas incubadas. “ Não faz sentido uma incubadora não ter a participação dos estudantes da universidade e para que isso aconteça é preciso captar recursos para podermos oferecer bolsas aos estudantes como forma de estímulo” comenta Giorgio Mendes


Atualmente a IAGRAM já faz um trabalho junto aos jovens da universidade, criou 04 (quatro) empresas juniores (SETUP, EMJUZ, 04 Elementos e AGRITEC) e ajudou na criação e vem apoiando a Vivenda´s Mudas e Plantas Ornamentais empresa formada por dois alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido.

Nenhum comentário: