A preocupação com os aspectos relacionados à qualidade de bens e
serviços não é recente, desde primórdios da humanidade os consumidores
apresentavam cuidados ao inspecionar os bens e serviços. Inicialmente
esta inspeção apenas analisava a conformidade do bem com o pedido. A
preocupação em inspecionar os bens caracterizou o surgimento da busca
pela qualidade, pois ao examinar os produtos não havia o desenvolvimento
da qualidade apenas identificava-se os defeitos ocorridos durante o
processo produtivo.
O mercado mundial de produtos está sendo objeto de profundas e
acelerados mudanças políticas, econômicas e sociais, devido à
globalização que impulsiona a competividade entre várias empresas do
mesmo ramo em especial as empresas do agronegócio que buscam os
princípios básicos do sistema da qualidade para se manterem competitivas
nos mercado consumidor, princípios esses como agilidade, inovação e
melhoria contínua dos serviços prestados.Para Deming (2008) a qualidade
de bens serviços é definida de acordo com as pretensões dos clientes,
desta forma a qualidade é relativa a cada necessidade e anseios dos
clientes.
O desenvolvimento de um programa de qualidade na empresa exige
mudanças políticas e culturais em toda a estrutura organizacional
demandando recursos financeiros, tempo, interesse da alta administração e
dedicação de todos os colaboradores. O objetivo principal da
implantação do programa da qualidade é estimular o desenvolvimento
contínuo dos produtos e processos e consequentemente aumentar a
competividade da empresa frente aos concorrentes globais.
O atual mercado global extremamente competitivo de nossa sociedade
requer um maior grau de gerenciamento dos aspectos básicos relacionados
com a qualidade dos produtos. Este gerenciamento influencia de maneira
direta na satisfação dos clientes, aumento do volume de vendas e na
redução do desperdício. Desta forma, o bom gerenciamento do programa da
qualidade embasa a formulação estratégica organizacional.
Os micros e pequenos empreendimentos brasileiros têm um elevado
índice de falência nos dois primeiros anos de existência segundo estudos
dos Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil,
realizado pelo Serviço Brasileiro de Apóio às Micro e Pequenas Empresas
– SEBRAE e a Fundação Universidade de Brasília – FUBRA. Este estudo
aponta que a falta de planejamento estratégico do negócio aliado a não
utilização de métodos gerenciais eficientes são fatores primordiais para
explicar o elevado índice de falências nas Micro e pequenas empresas
(MPES). Sobre este prisma surge a Incubadora Agroindustrial de
Apicultura de Mossoró – IAGRAM/UFERSA, hoje incubadora do Agronegócio de
Mossoró, fundada em 2005, para atuar no segmento de apoio ao
desenvolvimento e maturação dos negócios relacionados com a produção e
comercialização de produtos do agronegócio.
A IAGRAM/UFERSA ao estimular a consolidação da cultura
empreendedora na meso-região do Oeste Potiguar desenvolve durante o
período de incubação o processo de implantação do Sistema da Qualidade
proporcionando uma revolução nos métodos de gerenciamento de pessoas e
principalmente nos processos produtivos das organizações.
A implantação do Sistema da Qualidade permite ao empresário
realizar uma análise holística do processo produtivo de sua organização.
Esta análise é fundamental para a identificação, compreensão e correção
desvios dos objetivos organizacionais oriundos dos processos
produtivos, logísticos financeiro ou comercial. Esta identificação
permite ainda a realização da aferição da análise da eficácia do
planejamento e execução do programa da qualidade.
Os custos da produção e comercialização dos produtos do agronegócio
foram reduzidos através da implantação do programa da qualidade
principalmente graças às melhorias no processo produtivo. As empresas
incubadas começaram a analisar os custos da cadeia produtiva
relacionados com o desperdício ocorrido ao longo do processo de produção
e com isso foi possível reestruturar a cadeia de produção de forma a
reduzir o desperdício a níveis aceitáveis de acordo com os parâmetros
pré-estabelecidos no planejamento da qualidade. A redução dos custos de
comercialização ocorreu devido a investimentos realizados em
treinamentos dos colaboradores responsáveis pela elaboração de rotas de
vendas, imagem pessoal do vendedor, acompanhamento e gestão de estoques
nos pontos de vendas etc.
A implantação do Sistema da Qualidade proporcionou mudança de
hábitos nos colaboradores das empresas incubadas no que tange a
compreensão do grau de responsabilidade com a melhoria contínua de suas
atividades e tornando-os mais compenetrados com os objetivos e metas
institucionais. O comprometimento dos colaboradores com a organização é
fundamental para a gestão e manutenção do sistema da qualidade, nesse
sentido observou-se que nas empresas que apresentavam um maior grau de
comprometimento de seus empregados as metas organizacionais foram
alcançadas antes do tempo previsto no planejamento estratégico.
Dentre inúmeros outros benefícios advindos da implantação do
Sistema da Qualidade, destaca-se a valorização dos clientes pela
empresas, neste aspecto as empresas fomentadas começaram a desenvolver
as embalagens dos produtos de acordo com as necessidades e anseios do
mercado consumidor. Graças a esta análise foi possível à produção de
embalagens de maior aceitação no mercado, resultando na elevação do
volume de vendas de seus produtos.
O planejamento da qualidade é realizado para promover o
melhoramento dos bens, processos e resultados da empresa por meio de
ações consideradas essenciais para a estruturação do programa de
melhoramento contínuo no âmbito organizacional. O planejamento
estratégico utilizado na implantação do programa da qualidade irá
refletir em decisões precisas, na redução do tempo e minimização das
falhas na tomada de decisões, além de proporcionar vantagem competitiva
para as organizações que vislumbrarem novos nichos de mercados.
REFERÊNCIAS
PORTAL DO MARKETING, Princípios de Deming. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br. Acesso em 20/11/2011.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br. Acesso em:
20/11/2011
Fonte: Portal Dia de Campo
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