sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Árvores natalinas valorizam a castanha de caju e geram renda extra

http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/1/curso%20Arvore%20de%20castanha%20Iagram-0171_1.jpg

Árvores natalinas confeccionadas com castanha de caju são uma nova opção para decorar as casas potiguares neste Natal e trazer uma renda extra para o orçamento do final de ano. A iniciativa é da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM – que promoveu nesta quinta-feira, 08, uma Oficina que aproveita este produto do agronegócio para estimular o empreendedorismo e criatividade.



“É uma forma de promover a comercialização dos produtos e gerar uma renda extra para os incubados. É como se fosse o 14° salário. Cada árvore de castanha de caju pode ser vendida por cerca de 40 a 50 reais”, comenta Giorgio Mendes, coordenador da Incubadora. No ano passado, a IAGRAM ofereceu a oficina utilizando saches de mel, e segundo Giorgio, a árvore também pode ser feita com outros tipos de materiais, como saches de lanchonetes, balas e chocolates. “Quem tiver interesse pode fazer a árvore de ketchup, maionese e mostarda para restaurantes, ou de bombons e chocolates para dar de presente no final do ano”, explica o coordenador.



Para a artesã Magda Oliveira de Souza, responsável por ministrar as Oficinas, a iniciativa estimula o crescimento das vendas dos produtos utilizados e serve para as empresas incubadas incrementarem suas rendas familiares. “A Oficina de mel no ano passado gerou vendas até para fora do Rio Grande do Norte. Os incubados que participaram tiveram muitas encomendas o que incentivou o aumento da venda da matéria prima, no caso, o mel. Agora esperamos que aumente a venda da castanha de caju,” frisou a facilitadora.



Moradora da Serra do Mel e membro da Associação Clube de Mães Maria das Neves Barbosa, Maria Francineide Henrique de Jesus ficou entusiasmada para iniciar a produção de suas árvores. “Gostei bastante da Oficina e não achei difícil confeccionar as árvores. A árvore ficou bonita e gostosa e é uma ótima opção para presentear e ornamentar. Além disso, durante a oficina já tivemos ideia para novos tipos de árvores”, disse.



Já para Maria do Socorro Lima Lopes, produtora de mel do Assentamento Boa Fé, a constante oferta de cursos é um dos grandes benefícios de ser incubado pela IAGRAM. Segundo ela, a incubadora já proporcionou novos conhecimentos para toda a família. “Minha filha fez o curso da árvore de mel no ano passado, já meu marido sempre faz os cursos ofertados pela Incubadora. Essas iniciativas nos ajudam a melhorar,” afirmou.



 
Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: