Saiba mais sobre incubadoras de empresas, como participar e os benefícios para as micro e pequenas empresas
As Incubadoras de Empresas são instituições que auxiliam no desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas nascentes e em operação, que buscam a modernização de suas atividades para transformar ideias em produtos, processos e serviços. Elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas MPEs.
As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.
Em um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os participantes, as empresas incubadas têm acesso a serviços que dificilmente encontrariam agindo sozinhas. Além de espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras oferecem sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.
O mais significativo serviço prestado pelas incubadoras é a consultoria gerencial e tecnológica, que aborda as seguintes áreas:
- Gestão empresarial;
- Gestão tecnológica;
- Comercialização de produtos e serviços;
- Contabilidade;
- Marketing;
- Assistência jurídica;
- Captação de recursos;
- Contratos com financiadores;
- Engenharia de produção;
- Propriedade intelectual.
A quem se destina:
Pode participar do Programa de Incubadoras de Empresas qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e deseja abrir sua própria empresa. As já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. Para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.
As incubadoras geralmente aceitam projetos apresentados por:
Pessoa Física: oportunidade ao pesquisador/profissional que tem uma tecnologia e quer constituir sua própria empresa com um produto/processo inovador.
Empresa existente: empresa consolidada que pretende desenvolver um produto dentro da incubadora.
Empresa transferida: empresa de base tecnológica que busca trabalho mais adequado a seus pesquisadores, aproximando-se dos centros tecnológicos.
Nova empresa instituída por Pessoa Jurídica: Empresa ou grupo empresarial que deseja criar nova empresa de base tecnológica.
Em todos os casos, o empresário deve se dirigir à incubadora de sua escolha e obrigatoriamente apresentar seu plano de negócios ao gerente. O plano será analisado pelo Conselho da Incubadora sob sua perspectiva econômica e técnica e, caso seja considerado viável e exista vaga disponível, o participante poderá iniciar suas atividades como incubado. Caso ainda não exista vaga disponível, o projeto entrará em uma lista de espera e será convidado a iniciar suas atividades assim que houver disponibilidade.
Objetivos do Programa Sebrae de Incubadoras de Empresas
O Sebrae tem como meta ser referência nacional e internacional no estímulo à criação e ao desenvolvimento de incubadoras de empresas.
Os principais objetivos do programa são:
- Desenvolver a cultura de incubadoras no país;
- Apoiar a criação e consolidação das incubadoras de empresas;
- Fortalecer as parcerias para um maior comprometimento com o programa;
- Criar condições para que as empresas apoiadas pelo programa se tornem competitivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário