sexta-feira, 13 de julho de 2012

Empreendedorismo no Agronegócio: tudo são flores

 

O agronegócio de flores e plantas ornamentais vem se expandindo no país, e um dos aspectos que contribui para essa expansão são as condições climáticas do Brasil que favorece o cultivo. Em função dessa diversidade climática é possível produzir flores, folhagens e outros derivados, todos os dias do ano a um custo reduzido. Isso contribui para a consolidação de uma atividade econômica relevante e sendo desenvolvida principalmente por produtores rurais, contribuindo para uma melhor distribuição de renda, consequentemente, ascensão no aspecto socioeconômico.

O maior produtor, consumidor e exportador de flores e plantas ornamentais do Brasil é o Estado de São Paulo. A produção brasileira de flores e plantas ornamentais está concentrada naquele Estado que detém 74,5% da produção nacional, tendo como principais pólos às regiões: Atibaia, Grande São Paulo, Dutra, Vale do Ribeira, Paranapanema e Campinas (BUAINAIN; BATALHA, 2007).Depois de São Paulo os principais produtores de flores e plantas ornamentais são: Santa Catarina, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Pará. Na região nordeste os estados que mais se destacam são Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia.

Especificamente, no estado do Rio Grande do Norte  a produção de flores e plantas também vem crescendo e a cada ano está mais profissionaliza, com destaque para o cultivo de flores tropicais. A produção já é realizada em municípios como Assú, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Punaú, Parnamirim, entre outros. As plantas produzidas no Rio Grande do Norte destinam-se ao mercado interno (floriculturas e ornamentação de festas e eventos), mas a meta é expandir para a exportação que, por enquanto é feita apenas por um produtor de Ananais, uma espécie de abacaxi ornamental. Semanalmente, ele exporta 800 Kg do produto para a Holanda. No período de 2006 a 2008, o Rio Grande do Norte esteve em sétimo lugar no ranking de exportação de flores, segundo o programa de Desenvolvimento da Floricultura, elaborado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o SEBRAE-RN.

É nesse contexto que surge em Mossoró, município localizado na região oeste do Rio Grande do Norte, a Vivenda´s Mudas e Plantas Ornamentais, empresa no ramo da produção e comercialização de mudas e plantas ornamentais. O negócio tem a frente dois jovens empreendedores recém formados em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA que através da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM enxergaram  a possibilidade de transformar um sonho em realidade, ou seja, uma ideia em negócio lucrativo, e com isso desenvolver de forma sustentável a região.

O que no início surgiu como um hobby acabou se tornando em negócio lucrativo e promissor para dois jovens recém-formados em agronomia, Rafael Lopes Fonte Boa e Rafael Almeida de Freitas, ambos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido – UFERSA. A ideia dos dois amigos aflorou ao perceberem a ausência das espécies nas floriculturas da cidade de Mossoró-RN. Eles constataram mediante pesquisa que tanto nas floriculturas como as empresas que trabalham com decoração de eventos e paisagismo da cidade não dispunham desse tipo de planta. A princípio, o cultivo se restringia a um espaço de 60 metros quadrados no quintal da residência dos estudantes foi quando da IAGRAM a ideia começou a se concretizar. A incubadora observou a oportunidade de negócio e incentivou os jovens empreendedores a abrirem seu próprio negócio e ingressarem no processo de incubação da IAGRAM, tendo em vista que os mesmos detinham de tecnologia suficiente para implementação do Negócio.

Inicialmente a ideia foi amadurecendo no âmbito da IAGRAM durante a fase de pré-incubação onde se trabalhou a elaboração do plano de negócios da empresa, a criação da logomarca da empresa e em seguida a formalização. Posteriormente, foram feitas ações em marketing do produto e da empresa perante a sociedade como forma de divulgar os serviços e produtos da empresa, para isso contou com a assessoria de comunicação da IAGRAM/UFERSA que teve um papel fundamental nesse processo. Os empresários foram acompanhados e qualificados com cursos oferecidos e disponibilizados pela incubadora, cursos nas áreas de gestão e específicos do ramo da floricultura que foram de fundamental importância para a alavancagem do negócio. A IAGRAM também disponibilizou espaços de comercialização como a participação em feiras e eventos na região, como exemplo podemos citar a participação na EXPOFRUIT 2012, feira do empreendedor 2011, Festa do Bode, entre outros.

Outro fator importante que vem sendo desenvolvido na empresa é a orientação na obtenção de financiamentos e de um eficiente planejamento o que vem sendo obtido através de parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE. Nesse sentido, o apoio do SEBRAE e da incubadora tem sido um diferencial na consolidação da empresa junto ao mercado.

A Vivendas Mudas e Plantas Ornamentais é uma Micro-empresa incubada pela IAGRAM a sendo uma empresa orientada para o desenvolvimento local e setorial e que está no mercado com objetivo de prestar serviços de planejamento, implantação e manutenção de jardins, serviços de urbanismo como: poda, plantio de árvores, além de serviços de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. A empresa preza por uma política ambientalmente correta, dando preferência por espécies nativas da região, fomentando a preservação de espécies e o plantio de árvores nativas, e utiliza apenas espécies exóticas bem adaptadas a região, da toda orientação dos cuidados básicos, presta o serviço de manutenção como: controle de praga e doenças, poda, indução floral, reposição de plantas mortas, caso o cliente tenha seguido as orientações de rega e a morte tenha se dado por pragas, doenças dentre outros motivos, oferecemos ainda, caso o cliente deseje, a identificação das plantas com nome científico e nome popular para incentivar a população a conhecerem melhor as Árvores.

Ainda esse ano, tem a intenção de iniciar a produção de plantas nativas da região semiárido para atender a demanda que vai existir para recuperação de áreas degradadas, a demanda da lei municipal de natal e Mossoró que diz que para cada 2 carros vendido por concessionária uma árvore nativa deve ser plantada, para fornecer plantas a prefeituras, para doações para projetos socioambientais, e enfim para utilização nos próprios projetos da empresa de jardinagem, urbanismo e reflorestamento.

Os jovens empresários encontraram por meio da IAGRAM o caminho do sucesso transformando a realidade deles e da região . A incubadora da UFERSA vem desenvolvendo um trabalho pioneiro na região incentivando os jovens a despertarem o potencial empreendedor e descobrindo futuros empresários, iniciativa essa que possibilita a permanência desses jovens em suas comunidades de origem e o aproveitamento do potencial desses sujeitos em seus territórios rurais, evitando a fuga para os grandes centros urbanos contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da região.

Nenhum comentário: