terça-feira, 3 de julho de 2012

Curso Marcos Legais e Patentes em Biotecnologia

Com o objetivo de divulgar as políticas de inovação e a importância de patente para academia, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA - iniciou na manhã desta segunda-feira, 2, o Curso Marcos Legais e Patentes em Biotecnologia. A capacitação é oferecida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, em parceria com o curso de Biotecnologia da Instituição.

Segundo o professor Márcio Furukava, coordenador do curso, o objetivo é esclarecer as principais etapas envolvidas na elaboração de uma patente ou modelo de utilidade, bem como discutir a respeito da Lei de Inovação e da importância do desenvolvimento de patentes dentro da Universidade. As aulas acontecem até a próxima sexta-feira, sempre das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30, no Auditório do CTARN, localizado no Campus Leste da UFERSA.

De acordo com a professora Raphaela Barreto, que também faz parte da coordenação do evento, a procura pelo curso foi tão intensa, que foi preciso aumentar o total de vagas disponíveis inicialmente. “Tínhamos quarenta vagas e a procura superou as noventa pessoas. Por isso, mesmo aumentando a quantidade dessas vagas para cinquenta, muita gente infelizmente ficou de fora”, explica Raphaela, frisando ainda que o NIT está desenvolvendo uma parceria com a Embrapa a fim de levar o projeto para outras instituições.

O curso é ministrado por Genésio Vasconcelos, da Embrapa Agroindústria Tropical na Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado de Ceará e da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceara. Com experiência na área de administração, com ênfase em marketing, Genésio atua principalmente em temas como transferência de tecnologia, incubação de empresas, empreendedorismo, inovação e propriedade industrial.

Aberto a professores e estudantes da UFERSA, a capacitação conta com a participação de estudantes de variados cursos de graduação e pós-graduação. Este caráter interdisciplinar possibilitou, por exemplo, a participação de Danillo Lima. Para o jovem estudante de direito, apesar de ser voltado para produção tecnológica, o curso aborda também a parte jurídica. “Aqui você consegue dar um direcionamento no que diz respeito à parte legal do processo”, opina Danillo.

Já Eduardo Vidal, estudante de biotecnologia, numera os principais objetivos para sua participação na capacitação. “Em primeiro lugar procuro agregar conhecimento. Acho de grande importância o conteúdo desse curso. E em segundo lugar, quero enriquecer meu currículo”, encerra o estudante.

Nenhum comentário: