sexta-feira, 28 de setembro de 2012

IAGRAM promove inclusão digital nas comunidades rurais

A Incubadora do Agronegócio de Mossoró da UFERSA vai iniciar no mês de outubro, as ações do Projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados”. A primeira ação será com um curso de informática básica voltado para jovens de comunidades rurais e urbanas, além de pessoas com vínculo as empresa incubadas pela IAGRAM.

O curso, que terá carga horária de 30h, vai acontecer no período de 15 a 26 de outubro, no Laboratório de Engenharia II, localizado no Campus Leste da UFERSA Mossoró. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas e as inscrições já podem ser feitas na secretaria da IAGRAM ou através do telefone: 3317-8311.

O projeto da IAGRAM tem o financiamento do Ministério das Comunicações e é direcionado para a promoção da inclusão.

Segundo o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes, a proposta é apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar ampliando as capacidades da juventude no campo através das TIC´s direcionadas à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar. O projeto tem como coordenador o prof. Marcos Fernando Machado.

A capacitação será ofertada com aulas teóricas e práticas, e compreenderá os conteúdos relacionados à informática, bem como o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação como vídeos, internet e ambientes virtuais. “Após essa primeira etapa os cursos serão ministrados nas comunidades rurais”, adianta Giorgio Mendes. O projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados” é na ordem de R$ 188 mil.

O coordenador da IAGRAM frisa ainda que a ideia é implementar ações para dar suporte a comercialização dos produtos com o uso das TICs, qualificar os empreendimentos e jovens das cidades assistidas pelas incubadoras da UFERSA, através da elaboração de programas e cursos direcionados à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar, além de, assessorar, acompanhar e monitorar os empreendimentos incubados, transferindo tecnologia aos incubados durante o processo de incubação.

Ao todo, são dez estudantes da UFERSA envolvidos do Projeto Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, desenvolvido pela IAGRAM. Os universitários selecionados são dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Agronomia e Administração. Os bolsistas atuam proporcionando a inclusão digital de outros jovens com a prática gerencial junto as 13 empresas incubadas pela IAGRAM, bem como as 5 empresas já graduadas. Cada bolsista recebe R$ 360,00, para uma carga horária de 20h semanais.
 

Nenhum comentário: