quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IAGRAM promove palestra voltada para a biotecnologia


Com o objetivo de disseminar o empreendedorismo entre os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, além de empresários, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM - promoveu na manhã desta quinta-feira, 6, a palestra “Biotecnologia: da ideia ao produto”, ministrada pelo mossoroense e co-fundador de duas empresas, uma na Alemanha e outra no Canadá, Rivelino Montenegro. O evento aconteceu no Auditório do prédio do CTARN, Campus Leste da UFERSA.
Iniciando com um breve relato da sua vida acadêmica e profissional, Rivelino norteou a palestra abordando diversos assuntos, entre eles o conceito de empreendedorismo no âmbito da biotecnologia; as áreas de atuação; os exemplos que inspiram os jovens a se tornarem empreendedores; os campos que produzem novas ideias; como e porque proteger essas ideias; e como conseguir rentabilidade econômica e entrar no mercado de trabalho.
De acordo com Rivelino, são três barreiras que os jovens precisam passar para obterem sucesso no empreendedorismo. A primeira delas é a pressão psicológica, que faz as pessoas acharem que não conseguem alcançar um objetivo, principalmente do ponto de vista intelectual. A segunda barreira está no campo das políticas brasileiras, que, na visão do palestrante, não estimulam o desenvolvimento de produtos. Por fim, o terceiro obstáculo é a falta de visão internacional, devido à carência do domínio do inglês entre os jovens brasileiros.
Para o expositor, a palestra vai incentivar a mente do público presente a criar empresas de acordo com o potencial que a região de Mossoró apresenta, tanto na sua fauna como na flora. Para ele, todos devem atentar para as possibilidades que estão em sua volta. “Onde acharmos necessidades, acharemos também ideias”, explica Rivelino, que possui graduação em engenharias de materiais, mestrado e doutorado em Química, este último na Alemanha, e pós-doutorado no Canadá.
Quem concorda com Rivelino é o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes, que ver a palestra como um exemplo de que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis. “Nosso objetivo é que os estudantes da UFERSA já saiam da Universidade com a ideia do seu próprio negócio”, ilustra Giorgio. Para assistir a palestra, cada participante contribuiu com 2 Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados pela IAGRAM para instituições filantrópicas da cidade.

Nenhum comentário: