quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Uso de tecnologia auxilia produtores em assentamentos de Mossoró-RN

Consultorias voltadas para aprimorar as técnicas de manejo e promover a melhoria na produtividade vão beneficiar 20 produtores de frutas de comunidades, em Mossoró.




Sandra Monteiro    
Agricultores familiares de Projetos de Assentamentos (PA’s), instalados em Mossoró, distante 272 quilômetros de Natal, iniciam nesta semana uma nova fase na produção irrigada de frutas. Iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte desenvolverá consultoria voltada para aprimorar as técnicas de manejo e promover a melhoria na produtividade. Um total de 20 produtores de mamão, melão e banana de quatro comunidades rurais serão beneficiados com a medida.

A consultoria Tecnologia da Produção atacará pontos críticos da produção familiar praticada nos assentamentos, que, além do manejo, inclui também ausência de elementos técnicos, como análise de solo e de água, responsáveis diretos pela baixa produtividade. “Ao longo da consultoria, os produtores terão a oportunidade de receber orientação a respeito de sanidade das plantas, nutrição, análise de solo que vão levar melhores resultados às culturas desenvolvidas nas comunidades’, explica.

O trabalho, que será desenvolvido nos Assentamentos São Romão, Maisa, Pau Branco e Oziel Alves, é resultado de diagnóstico realizado junto ao grupo de produtores, onde foram evidenciados pontos positivos e negativos da produção.“Ao melhorar o sistema produtivo, a consultoria permitirá também redução de gastos por parte dos produtores, e isso vai fortalecer a atividade desenvolvida nestas comunidades”, frisa Marinho. A consultoria será concluída no mês de dezembro.  

Nenhum comentário: