sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

IAGRAM vai concorrer como Incubadora Madrinha no CERNE

As incubadoras de empresas IAGRAM e INEAGRO, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e a CITECS, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, estão preparando projeto para concorrer ao Edital CERNE – Centro de Referência para Apoio e Novos Empreendimentos, do SEBRAE/ANPROTEC. O Edital visa dar apoio às incubadoras para se adequarem às normas do modelo CERNE.
O Edital prevê recursos para dois tipos de incubadoras, as incubadoras madrinhas e incubadoras afiliadas. A IAGRAM pelo trabalho que desenvolve caracteriza-se como incubadora madrinha e poderá captar recursos na ordem de R$ 300 mil para serem investidos em capacitações para as empresas incubadas. “Conjuntamente, estamos elaborando mais esse projeto que trará inúmeros benefícios para os nossos incubados e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirma Giorgio Mendes, coordenador da IAGRAM.
O modelo de gestão CERNE – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos – objetiva criar uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Com isso, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.
O desenvolvimento do modelo CERNE é resultado do esforço empreendido pelo Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas empresas – SEBRAE e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC em resposta à crescente necessidade do movimento de incubação em ampliar qualitativamente e quantitativamente seus resultados, de forma a ampliar seus resultados para a sociedade.
EDITAL – Para participar do Edital as incubadores madrinhas devem estar há pelo menos cinco anos no mercado, ter no mínimo 10 empresas incubadas e terem graduado pelo menos cinco empresas. “A IAGRAM se enquadra nesses itens daí estarmos otimistas para vencer o Edital”, diz Giorgio. O projeto tem prazo de dois anos para execução com a contratação no dia 29 de junho. A inscrição prossegue até o dia 16 de março e o resultado previsto para o dia 13 de abril.
O projeto da IAGRAM vai contemplar a capacitação dos incubados em cinco áreas: pessoal, tecnológica, financeira, mercado e gestão, totalizando 25 cursos de qualificações. “Essa integração do setor produtivo com a academia é de grande importância para o desenvolvimento da região”, declarou o consultor credenciado do SEBRAE/RN, Walter Leite.
Para Walter, a IAGRAM/UFERSA cumprem o seu papel de promover a extensão universitária ao desenvolver ações voltadas para a sociedade. “É uma iniciativa, no ramo das incubadoras, que poderá servir de modelo a nível nacional”, acredita o consultor, que ressaltou também o respaldo do SEBRAE/RN nessa iniciativa.

Fonte: Portal UFERSA

Nenhum comentário: