sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Porque implantar um programa 5S nas empresas

O 5S é um programa que visa estabelecer um ambiente de trabalho agradável, organizado e limpo, além de promover nos trabalhadores a conscientização, disciplina e atendimento a padrões. É algo bastante simples, que pode trazer grandes resultados para uma organização no que diz respeito ao envolvimento da força de trabalho e melhoria do ambiente. A produtividade e a qualidade podem ser muito beneficiadas pela implantação do 5S.

O 5S nasceu no Japão pós guerra, quando as fábricas não eram competitivas e muito "sujas" e foi uma das grandes armas utilizadas por aquele país para liderar os mercados internacionais a partir dos anos 70. Hoje, muitas empresas já o adotam como ferramenta de melhoria no ambiente de trabalho e conscientização da força de trabalho. As pessoas passam grande parte de suas vidas em organizações, ter ambientes de trabalho agradáveis pode ser um fator decisivo no sucesso de uma empresa. A metodologia é composta por cinco sensos (5 S), são eles:

Seiri - Senso de Seleção

Manter nos locais de trabalho somente o que for necessário. O que não for útil não precisa estar ocupando espaço no ambiente. Máquinas quebradas, sobras de materiais, móveis sem utilização ou qualquer outra inutilidade devem ser retiradas do ambiente de trabalho. Isso significa um melhor aproveitamento do local de trabalho.

Uma dica, quando for estudar em casa qualquer disciplina, seja com o objetivo que for, experimente deixar próximo a você apenas os livros e materiais que forem necessários aos seus estudos, vai perceber que o seu aproveitamento do tempo será muito maior.

Seiton - Senso de Ordenação

Os materiais devem estar ordenados e deve-se reduzir ao máximo o tempo de procura por eles. Colocar as ferramentas espalhadas pela fábrica vai dificultar a sua recuperação, é preciso definir alguma forma de ordenação, por exemplo, prateleiras para ferramentas do processo A, prateleira para ferramentas do processo B, e por ai vai.

Quanto mais rápido e fácil for encontrar os materiais mais produtiva será a equipe de trabalho.

Seiso - Senso de Limpeza

Um ambiente limpo é mais agradável para a realização de qualquer tipo de trabalho, um ambiente sujo é ruim para os trabalhadores e confere a organização uma imagem de desleixada em todos os sentidos. Pessoas organizadas, educadas e conscientes manterão o ambiente limpo sujando menos.

Já tentou estudar ou trabalhar numa mesa com muito pó e sujeiras? É praticamente impossível! Um bom ambiente é fundamental para a aumentar a produtividade.

Seiketsu - Senso de bem-estar

Elimine todos os fatores que possam promover mal estar no ambiente de trabalho, explore todos aqueles que podem causar bem estar. Em geral, atendendo aos três sensos anteriores você consegue aumentar o sucesso neste.

Shitsuke - Senso de disciplina

Para não deixar o programa morrer esse senso é fundamental, ele é que mantém as coisas em ordem. Esse senso é fundamental para que normas sejam observadas e atendidas. É uma forma de transformar o 5S em um estilo de vida. E os japoneses sabem usar bem essa tal disciplina, hein?! Talvez tenha sido essa característica intrínseca dos japoneses um de seus maiores diferenciais competitivos.
 
Percebemos que uma empresa, que tenha essa filosofia de vida interiorizada em cada um de seus colaboradores e na sua cultura organizacional, terá um ambiente mais favorável para a implantação de padrões, não só relacionados a qualidade, mas de qualquer outra natureza. A produtividade vai ser maior pois os instrumentos estarão a disposição em tempo hábil, os locais de trabalho serão mais limpos e agradáveis. O bem estar e a qualidade de vida no trabalho serão cada vez maiores e as perdas e desperdícios cada vez menores.
 
Fonte: Total Qualidade 

Nenhum comentário: