segunda-feira, 21 de março de 2011

Empreendedores investem em plantas exóticas no semiárido

Dois concluintes do curso de agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estão apostando na produção e comercialização de plantas exóticas para montar o próprio negócio. A ideia dos amigos, Rafael Almeida e Rafael Lopes Fonte Boa, aflorou ao perceberem a ausência das espécies nas floriculturas de Mossoró. Outro fator contribuinte é que as plantas são nativas da África, perfeitamente adaptadas ao clima da região do semiárido.



“Fizemos uma pesquisa e constatamos que tanto nas floriculturas, como as empresas que trabalham com decoração de eventos e paisagismo na cidade, não dispunham desse tipo de planta”, frisa Rafael Lopes Fonte Boa, um dos sócios da Vivenda’s Mudas e Plantas Ornamentais. Rafael acredita no potencial da iniciativa tendo como base a valorização das plantas exóticas em outras regiões do país, além de ser novidade na região oeste do Rio Grande do Norte.

O viveiro dos empreendedores começou inicialmente no quintal de casa, mas na próxima semana estará de mudança para uma fazenda numa área rural do município de Baraúnas. “Atualmente, contamos com duas mil mudas, mas a tendência e aumentar e diversificar a produção”, frisa Rafael Almeida.

A maior parte da produção é das espécies Ademium obesum e Ademium arábico, conhecidas popularmente como Rosa do Deserto e Arábico, respectivamente. Há também outras como palmeiras, mini-cactus e plantas suculentas de várias espécies.

Para assegurar o sucesso do empreendimento, os sócios procuraram a Incubadora do Agronegócio de Mossoró e já estão recebendo assessoria técnica da IAGRAM, incubadora mantida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. “Creio que como empresa incubada pela IAGRAM vamos poder conquistar o mercado e a nossa consolidação como agronegócio viável no semiárido”, acredita Rafael Fonte Boa.



Os concluintes de agronomia estão confiantes no empreendimento onde foi investido até momento cerca de R$ 3 mil. “Temos o conhecimento técnico adquirido na Universidade e a vontade de montar o próprio negócio, então, optamos por esse ramo ainda não explorado aqui na região”, justifica Rafael Almeida. A meta, afirma o empreendedor, é trabalhar sob encomenda com espécies de variedades diferentes. “Temos também a pretensão de produzir mini-jardins com as Rosas do Deserto em várias tonalidades de cores”, reforça.

Os contatos com os empreendedores da Vivenda's Mudas e Plantas Ornamentais podem ser feitos através dos telefones: 9174-5274/8813-0422 ou pelos e-mails: r_fonteboa@hotmail.com  ; ralmeidaf@hotmail.com .

Nenhum comentário: