quarta-feira, 30 de março de 2011

Tecnologia da informação como instrumento para a gestão do conhecimento

Na década de 90, o termo informática foi gradativamente substituído pela expressão “tecnologia da informação e comunicação” (TIC) que designa o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação, abrangendo comunicação por redes de computadores, centrais telefônicas inteligentes, fibras óticas e satélites.
Durante toda a sua existência, a Embrapa teve o foco de suas pesquisas voltado para a produção de biomassa para alimentos e fibras. A nova realidade, protagonizada pela elevada demanda por energia renovável levou a empresa a incluir e priorizar em seu planejamento estratégico, pesquisas por geração de insumos energéticos a partir de biomassa, ou seja, a partir de fontes renováveis. Novos conhecimentos estão surgindo a partir destas pesquisas e processos e novas ferramentas estão sendo desenhados e utilizados visando dar suporte adequado à gestão destas informações.

A tecnologia da informação na Embrapa é resultado de um processo lançado no começo da década de 1970, por ocasião da criação da empresa. Naquela época a empresa dava os primeiros passos em relação a estruturar a sua rede de comunicação e informação.

Nenhum comentário: