terça-feira, 29 de março de 2011

Estudantes conhecem produção de melancia em Serra do Mel

Estudantes do primeiro período do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aproveitaram o último sábado, 26, para o primeiro contato com o campo. A turma, formada por cerca de 40 alunos, visitou uma área de produção de Melancia, localizada na Vila Amazonas, em Serra do Mel.


A visita faz parte das atividades da disciplina Introdução a Agronomia, ministrada pelo Prof. Josivan Barbosa. A visita a Vila Amazonas contou com a participação do Professor Eudes de Almeida Cardoso que atua na área de fruticultura e do Assessor técnico da Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEC e também gerente operacional da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM, Giorgio Mendes.

Os alunos foram recepcionados pelo Engenheiro Agrônomo, Crispiniano Neto, que explanou sobre a construção e o histórico das vilas na Serra do Mel e sobre os aspectos geográficos da região, enfatizando a vocação do município para a cajucultura, cultivo da melancia e a apicultura. Segundo o agrônomo, o setor da apicultura estar bastante desenvolvido, assim como a produção de caju e agora surge o plantio de melancia.


Crispiniano afirma que a safra de Melancia de 2011 já começou a ser comercializada. “Há cerca de mil hectares plantados com previsão de produção de mais de 300 caminhões carregados de melancia saírem da Vila este ano”, frisou. Ainda segundo Crispiniano Neto, uma parceria vem sendo firmada com a UFERSA com o objetivo de desenvolver as atividades da Vila Amazonas no sentido de promover uma interação dos jovens moradores da vila com a universidade.



Outro compromisso assumido pelo reitor, Josivan Barbosa, foi o de lutar pela inclusão da Vila Amazonas no zoneamento da produção agrícola, requisito básico para se conseguir financiamento pelos bancos para crédito de custeio.


Com relação ao plantio da melancia na Vila Amazonas, a Universidade do Semi-Árido irá desenvolver um pacote tecnológico visando à melhoria da produção da melancia. ”Espero contar com o apoio da UFERSA para desenvolver um pacote tecnológico para que possamos produzir melancia sem o uso de agrotóxico e sem precisar derrubar novas áreas de mata nativa” afirma Crispiniano.

Para o professor Eudes de Almeida, que substituiu o professor Josivan Barbosa na aula de campo, a iniciativa da UFERSA em levar estudantes até os produtores rurais é de fundamental importância na formação profissional. “Ao conhecer as unidades produtoras de perto os alunos conhecem a realidade dos produtores e ao mesmo tempo desperta o interesse pelas atividades acadêmicas” enfatiza.

Para o Assessor técnico da PROEC e Gerente operacional da IAGRAM, não basta só à presença dos alunos junto aos produtores, é preciso que os professores, departamentos e a pró-reitoria de extensão e cultura estejam engajados nesse processo, identificando as necessidades dos produtores de modo que a universidade possa trabalhar em cima delas e exercer seu papel na sociedade que é a transferência de conhecimento e tecnologia.


“Essa aproximação como setor produtivo estreita ainda mais os laços da Universidade com a sociedade, além da oportunidade para oferecer aos estudantes conhecimentos práticos e possivelmente estágios nas unidades produtivas” acredita Giorgio Mendes. Na ocasião o gerente da IAGRAM informou sobre os benefícios da Incubadora, outro serviço prestado pela UFERSA, tendo em vista que alguns colonos da vila Amazonas terem externado o desejo de se organizarem e constituírem uma empresa para comercializar a melancia.


A estudante Daniela Câmara de Araújo considera que as aulas práticas são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional. “É muito importante para nós que estamos iniciando o curso, este contato direto como produtor, é muito estimulante vivenciar de perto, pois nos prepara para entrarmos no mercado com mais bagagem”.

Nenhum comentário: