quarta-feira, 23 de março de 2011

Universitários conhecem potencial da Incubadora


Estudantes do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tiveram a oportunidade de conhecer o potencial da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – a IAGRAM. A apresentação, feita pelo gerente da Incubadora, Giorgio Mendes, aconteceu nesta terça-feira, 22, no Auditório do CTARN, durante aula da disciplina Administração e Empreendedorismo, ministrada pela professora Ludimilla Carvalho.


Durante o encontro com os universitários, Giorgio Mendes, explanou sobre o trabalho da IAGRAM para consolidar a permanência e a sobrevivências de novas empresas no mercado. A Incubadora do Agronegócio de Mossoró atua com a prestação de assessoria técnica e empresarial para micro e pequenas empresas. Atualmente, a IAGRAM conta com 18 empresas incubadas.





“Uma incubadora potencializa as idéias inovadoras fazendo com que as pequenas empresas se tornem competitivas”, afirmou. Giorgio Mendes disse ainda que no Brasil de quatro empresas que são criadas, três vão a falência antes de completar o primeiro ano.


Para a professora Ludimilla Carvalho é fundamental que os novos empreendimentos estejam em sintonia com o aproveitamento das potencialidades locais. Citando como exemplo o município de Mossoró, a professora apontou o calcário para o desenvolvimento na área da construção civil. Outro aspecto a ser considerado é o sol que é uma energia renovável ainda pouco explorada na região, além do petróleo e do gás natural.


“É importante que os novos profissionais que vão atuar nas engenharias – civil, petróleo, produção, mecânica, energia, química – conheçam a realidade da região onde vão atuar”. Ainda segundo a professora de administração e empreendedorismo, a cidade de Mossoró tem outro diferencial que a torna uma cidade pólo entre duas capitais brasileiras – Natal e Fortaleza. “O desafio atual é competir com inovação do mercado”, pontuou Ludimilla Carvalho.



Nenhum comentário: