segunda-feira, 21 de março de 2011

Empresa Júnior da UFERSA presta serviço de informática

Com apenas cinco meses no mercado, a SETUP – Solução Digital é uma das empresas juniores criadas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido já atuando no mercado de Mossoró. A SETUP é formada por cinco estudantes do curso de Ciência da Computação da UFERSA. “A ideia surgiu a partir das discussões em sala de aula”, afirma o diretor presidente Danilo Câmara. O passo seguinte foi procurar a Incubadora do Agronegócio de Mossoró, a IAGRAM, para como empresa incubada, buscar o aperfeiçoamento profissional. A SETUP é atualmente uma das 18 empresas incubadas pela IAGRAM.




Prestando serviço na área de informática, a SETUP – Solução Digital atua com o desenvolvimento de software, implantação de redes, consultoria de tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas para congressos. Além de Danilo Câmara, a empresa júnior é formada pelos estudantes Adriana Mara, Ícaro Victor, Raiska Maia e Julyana Lima. A equipe de estudantes conta com a supervisão da tutora, a professora da UFERSA, Mara Bonates, além da assessoria técnica da IAGRAM, SEBRAE e de profissionais da UFERSA e Petrobras.


A SETUP funciona nas dependências da UFERSA, na sala 26, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais, no campus leste da UFERSA Mossoró, tendo como público alvo micro e pequenas empresas. O principal diferencial da SETUP é oferecer tecnologia da informação na área do agronegócio. “Estamos desenvolvendo projetos voltados para a automação da irrigação com a utilização do sistema web”, explica Danilo Câmara. Ainda segundo Danilo, a tecnologia de informação contribui de forma significativa com o uso da informática para o aumento da produção.

Apesar de possuir menos de seis meses, a quantidade de serviços prestados mostra que a SETUP aponta um futuro promissor nessa área. A empresa júnior da UFERSA conta nos seus quadros de clientes a Fundação Guimarães Duque, a Associação dos Docentes da UFERSA e o Centro de Incubação Tecnológico do Semiárido (incubadora da UERN), além da própria UFERSA uma vez que a SETUP é responsável pela implantação do sistema de redes do curso de Biotecnologia da universidade. “Como empresa júnior temos preços atrativos abaixo do que é cobrado pelo mercado”, salienta Danilo Câmara.

O trabalho da SETUP é uma prova do empreendedorismo dentro da Universidade do Semi-Árido. O gerente da IAGRAM, Giorgio Mendes, acredita que a SETUP é uma das empresas incubadas que sem nenhuma dúvida irá prestar serviços de qualidade para os diversos setores da economia, principalmente, do agronegócio. “Dentro desse objetivo a IAGRAM prestará o suporte tecnológico e de gestão, treinamento, além de buscar clientes potenciais para que a SETUP se torne uma empresa referência não apenas a nível local, mas também a nível regional”, afirma Giorgio Mendes.











Nenhum comentário: