sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festa do Bode deve movimentar R$ 3 milhões em negócios para produtores da região Oeste



A 13ª edição da Festa do Bode, pelos cálculos da organização, deve gerar um volume superior a R$ 3 milhões em negócios para produtores rurais devido aos leilões e à comercialização de ovelhas, carneiros, bodes e cabras.O evento inicia hoje e segue até domingo no Parque Armando Buá, próximo à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O evento deste ano, além de expor e comercializar caprinos, tem novidades como a inclusão de novas raças de animais.

A Festa do Bode contará com a participação de criadores do Rio Grande do Norte, do Ceará, de Pernambuco e da Paraíba. A expectativa da Gerência de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos é que este ano a exposição reúna cerca de dois mil animais, de raças e linhagens genéticas diferentes. Embora tenha sido criada para o fortalecimento da caprinocultura, a festa atualmente conta com a participação de outras raças.

Conforme o gerente da Agricultura, Rondinelle Carlos, na Festa do Bode criadores de ovelhas, cavalos e gado também irão expor os animais. Além disso, a programação da festa também incluiu a realização do festival gastronômico, feira de artesanato e leilões, com o destaque para o Leilão Terra da Liberdade. Para estimular os negócios, os banco do Brasil e do Nordeste vão estar à disposição dos criadores.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também participará da festa com uma unidade do Bodemóvel, uma espécie de laboratório itinerante que disponibiliza uma série de exames e oferece ao criador a oportunidade de verificar a saúde de ovelhas e cabras. A expectativa é realizar pelo menos 50 atendimentos durante os quatro dias do evento.

A equipe do Sebrae também prestará orientações técnicas para ajudar na escolha dos animais comercializados no Mercado do Bode. Além disso, oferecerá informações sobre os manejos alimentar, nutricional, sanitário e reprodutivo de caprinos e ovinos, através do plantão veterinário. 

"Bregabode" está entre as novidades deste ano.

Entre as novidades da edição deste ano, está o 1º Bregabode. Dentro da agenda musical da festa, artistas do brega nacional se apresentam. De acordo com Rondinelle Carlos, a agenda do Bregabode começa hoje, dia da abertura oficial da Festa do Bode. A atração de estreia é o cantor Fernando Mendes. Amanhã, 5, é a vez de o cantor Zezo se apresentar.

A agenda do Bregabode continua no sábado, 6, com o show de Odair José, outro nome de destaque da música brega brasileira. E finalizando a programação de shows, dia 7, é a vez do cantor Lairton, mais conhecido do público mossoroense e potiguar como "Lairton e seus Teclados". Além das atrações nacionais, a Festa do Bode conta com a participação de artistas locais.

Com o tema "Elas cantam brega", o Bregabode receberá no palco as cantoras mossoroenses Nida Lira, Kekely Lira, Renata Falcão, Alzinete e Simara. E ainda a participação de Orlando Peres e Francis Dias.

Nenhum comentário: