terça-feira, 2 de agosto de 2011

Incubadora que forma ex-detentos como empreendedores inicia quinta seleção


O quinto processo seletivo da Incubadora de Empreendimentos para Egressos está com inscrições abertas até o dia 12 deste mês nos postos dos municípios do Rio de Janeiro e de São Gonçalo.
O projeto social, patrocinado pela Petrobras, é desenvolvido pela organização não governamental Centro de Integração Social e Cultural (Cisc), criada em 2002 e formalizada em 2006. O autor é o ex-presidiário Ronaldo Monteiro, atual diretor de projetos do Cisc.

“Foi por meio de uma experiência de vida dentro do sistema penitenciário e do entendimento de que o empreendedorismo é um dos caminhos para o público em que há tanta discriminação para a empregabilidade formal”, afirmou Monteiro. Ele passou 13 anos em unidades prisionais de segurança máxima no Rio de Janeiro.

Nas quatro seleções anteriores, a incubadora recebeu 3 mil inscrições e formou 225 novos empreendedores. Este ano, a meta é abrir 200 vagas para empreendedorismo, incluindo homens e mulheres que ainda cumprem pena nos regimes fechado, aberto, semiaberto ou na condicional e outros que já saíram da prisão.

“Este ano, com o apoio da Petrobras, a gente está ousando um pouco mais, porque acreditamos que o homem que está dentro do sistema, prestes a sair, tem uma necessidade talvez tão grande quanto aquele que está saindo. E se ele estiver preparado lá dentro, já chega aqui fora com um norte [direção]”, disse Monteiro à Agência Brasil.

Com autorização da estatal, o Cisc está procedendo a pré-incubação de 150 detentos que estão para sair do sistema, em seis unidades prisionais que vão funcionar como escolas. A aula inaugural está programada para o dia 3 de agosto. As 50 vagas restantes serão disponibilizadas para pessoas que já cumpriram a pena.

Um dos objetivos é evitar a reincidência no crime, disse Monteiro. Ele avaliou que o projeto tem uma marca “excelente, em torno de 1% de reincidência, entre aqueles que passaram pela incubadora, quando a reincidência nacional está na média de 70%”.
O número chega a 80% no estado do Rio, de acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), divulgados pelo Cisc. Ronaldo Monteiro destacou que os presos que têm acesso à educação e à qualificação, em vez de estarem na marca de 70% de reincidência fazem esse número cair para 30%.

Nos presídios, o trabalho é desenvolvido em parceria com a Seap, que coordena 54 unidades prisionais no estado do Rio. Com o apoio da Petrobras e diante dos resultados positivos alcançados, o Cisc quer estender o projeto da Incubadora de Empreendimentos para Egressos para mais nove estados. “A partir deste ano, nos próximos cinco anos, nós estaremos atuando em dez estados”.

As unidades que participaram, em junho, da primeira fase de formação de multiplicadores, no Fórum de Execução Penal, foram as de Mato Grosso, do Ceará, da Bahia e de parte de São Paulo (Campinas). A meta é formar 30 multiplicadores nos dez estados.

Monteiro acredita que uma das formas de combater um problema sério da área da segurança nacional, que é a reincidência criminal, é a formação empreendedora desses homens e mulheres, “fazendo com que eles não dependam de uma empregabilidade formal”.

Nenhum comentário: