quarta-feira, 14 de setembro de 2011

II Seminário da IAGRAM

O empreendedorismo no semiárido foi discutido na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A abertura do II Seminário da IAGRAM, Incubadora do Agronegócio de Mossoró, aconteceu na noite do dia 13, no Auditório do CTARN, localizado no Campus Leste da Universidade. Com o tema “Despertando para o Empreendedorismo no Semiárido”, o primeiro dia de evento contou com a participação de gestores de empresas incubadas, empresários, estudantes, pesquisadores e professores da UFERSA, que puderam ainda conhecer a “Imagens do Semiárido”, exposição do fotógrafo da Universidade, Eduardo Mendonça.


Os músicos Hiner Júnior e Abner Caetano iniciaram a programação de abertura do Seminário com uma apresentação cultural. Entre os presentes estavam o reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, que ver na IAGRAM uma oportunidade para os jovens universitários que querem investir no empreendedorismo. “O Seminário é importante para o intercâmbio de conhecimentos entre as empresas incubadas e entre essas e os estudantes que querem enveredar por esse mercado”, frisou. O Reitor aproveitou e apontou algumas áreas que, segundo ele, tem potencial e ainda não são exploradas pelos jovens empreendedores. “A zootecnia, a medicina veterinária e as engenharias oferecem grandes oportunidades para os que estão ingressando agora no empreendedorismo”, indicou.



Na ocasião as empresas incubadas Mel Canaã e a Mel de Angicos foram elevadas à categoria de empresas graduadas. Segundo Giorgio Mendes, coordenador executivo da IAGRAM, elas chegaram a esse grau depois que atingiram alguns critérios, como o período de incubação, a capacidade técnica e gerencial, o nível tecnológico e o grau de inovação. Ambas as empresas receberam o certificado de graduação durante o cerimonial.


O Seminário prosseguiu com um ciclo de palestras nas áreas de empreendedorismo e inovação tecnológica, além de um minicurso sobre a normalização como ferramenta de inovação e competitividade para as micro e pequenas empresas.


PALESTRA - O minicurso é uma extensão do tema “A Normalização como Instrumento de Inovação e Competitividade na Micro e Pequena Empresa”, que sob a responsabilidade do consultor da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Francisco Frederico Sparenberg de Oliveira, abriu o ciclo de palestras do Seminário, ainda durante a programação de abertura. Usando sempre exemplos durante sua explanação, o consultor iniciou falando sobre a procura da informação e comunicação dentro da sociedade contemporânea. Para ele, esse comércio representa, sobre tudo, a consolidação da globalização.


E foi esse conceito que, segundo Frederico, impulsionou a normalização do setor empresarial no Brasil, sobretudo com a abertura econômica do país na década de 1990. O palestrante explicou que o consequente aumento do número de empresas no território nacional, que iniciou essa expansão ainda nos anos 1970, obrigou o Estado a propor um sistema normativo para o setor. Com esse propósito, ainda segundo o expositor, foi então criado o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Sinmetro, composto por organizações governamentais e não-governamentais.



Uma dessas organizações é a ABNT. “A importância dessas normas está no diferencial que as empresas passam a ter depois que se preocupam em respeitá-las. Para que um empresário não seja apenas mais um no mercado, ele deve seguir o progresso das exigências do consumidor, que conduz as normas técnicas”, explicou o consultor. O palestrante disse que a simplificação dos conceitos, a atualização do mercado e a representatividade das empresas, são alguns dos objetivos das normas. “Esses documentos estabelecem regras e diretrizes das empresas, que são as bases do conhecimento sobre o que eu estou fazendo e o que estou consumindo”, disse.


O convidado ainda deu dicas aos novos empreendedores, em especial aqueles incubados pela IAGRAM. Para ele uma empresa que se inicia deve ter um objetivo concreto. “O objetivo traz qualidade e inovação. Por conseguinte isso trará a competitividade que, por fim, acarretará na sobrevivência e estabilidade do empreendimento”. Com essa afirmação o palestrante explicou que existem dois conceitos de empresas. “A ‘empresa serrote’ é aquela que tem melhorias na qualidade, mas que não as conservam. Já a ‘empresa escada’ é aquela que apresenta avanços na qualidade e os mantém”, explanou.



Frederico concluiu explicando que a normalização está intrinsecamente ligada a esse processo de qualificação das empresas, sendo ela o principal instrumento de inovação e competitividade do mercado. O Seminário prosseguirá durante toda essa tarça-feira, 13, no Auditório do CTARN, no Campus Leste da UFERSA Mossoró.

O Seminário teve continuidade durante toda a terça-feira. Com público superior a 200 participantes, entre estudantes, empreendedores, professores e pesquisadores da Universidade, o evento contou com a parceria da UFERSA e do SEBRAE.


Na parte da manhã, o professor Radames Dantas, abordou as exigências do mercado para com os novos profissionais. “O mercado se reinventa a cada momento para satisfazer as necessidades do consumidor que cada vez mais quer conveniência e melhores oportunidades de compra”, frisou o palestrante. Para Radames, o grande diferencial do empreendedor é que “ele faz e não espera a sorte”. Ter atitude e focar toda a atenção nas soluções e não nos problemas são outras características do empreendedor citadas pelo palestrante.


A inovação como diferencial competitivo foi o tema abordador pelo empresário do ramo de hotelaria, Sílvio Neto, gerente do Araçá Praia Flat, em Natal. Para o jovem empreendedor, a inovação acontece a partir do momento em que se consegue transformar uma ideia em produto ou serviço melhorado. “A inovação gera a diferenciação da empresa no mercado”, afirmou Sílvio Neto, a apresentar a sua experiência gerencial no ramo da hotelaria. A programação da manhã foi encerrada com a apresentação das experiências das empresas incubadas pela IAGRAM



Voltado para o tema “Despertando Para o Empreendedorismo no Semiárido”, o ciclo de palestras da tarde foi iniciado pelo diretor da Oficina da Notícia, o jornalista Rilder Medeiros, ao provocar a platéia de estudantes com a interrogação “O Que Vou Querer Ser Quando Crescer?”. Para Rilder, na vida estamos cercados por dois cenários, sendo esses o desejado e o tendencial.



“O cenário tendencial é aquele que merecemos por mérito, por conquista. Já o cenário desejado é aquele que se figura apenas no nosso desejo, mas que não agimos com o devido esforço para alcançá-lo”, explicou. Durante a explanação, Rilder apresentou exemplos de pessoas que conseguiram o sucesso por meio desse esforço. “É você quem constrói seu próprio caminho”, alertou o palestrante.


Já o professor da UFERSA, Miguel Carioca Neto, foi o responsável pela palestra “Controle Interno Como Ferramenta da Melhoria Operacional na Organização”, que, em particular, traçou uma política de gerenciamento de fraudes dentro do empreendedorismo. Apontado pelo professor como uma das causas que acarretam no fechamento precoce das empresas, a falta de controle interno possibilita crises causadas pelo déficit de ativos das empresas, que são subtraídos por essas fraudes. “Os controles tem um papel relevante na prevenção, identificação e ou apuração das fraudes internas contra as organizações, bem como influencia na melhoria da gestão e eficiência operacional dessas”, disse.


O II Seminário da IAGRAM ofereceu ainda a palestra “Juventude e Realização Profissional”, proferida pelo administrador da UFERSA Angicos, Kléber Cavalcante de Sousa, além da exposição da assessora do IEL, Janaize Revoredo, que ficou responsável pelo tema “O Diferencial Para Sua Empresa”.


Durante a programação dessa terça-feira, houve ainda o minicurso sobre a normalização como ferramenta de inovação e competitividade para as micro e pequenas empresas, a exposição “Imagens do Semiárido”, do fotógrafo da UFERSA, Eduardo Mendonça, além de vários sorteios de brindes como assinaturas trimestrais de jornais, livros de empreendedorismo, cursos de vendas à distancia e um fim de semana, com direito à acompanhante, no Araçá Praia Flat, em Natal.

 

Nenhum comentário: