quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IAGRAM inova com o rastreamento de Tilápias





O pescado produzido pela AQUAPO – Associação dos Aquicultores do Apodi, empresa incubada pela IAGRAM, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, passará a ser rastreado. O sistema, semelhante ao que já ocorre com a carne bovina e na fruticultura, garante ao consumidor obter informações precisas sobre a qualidade e a procedência do produto.

A iniciativa é pioneira na área e está sendo viabilizado através do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado – SIBRAP, podendo o acesso as informações ser feito 100% on line, por meio da internet, através do site: www.id-pesc.com . O SIBRAP é um programa de computador de apoio a aquicultura. O cadastro da AQUAPO no sistema está sendo intermediado pela IAGRAM.

Por esse programa o produtor do pescado poderá inserir todas as informações referentes ao cultivo e captura dos organismos aquáticos. “São informações como: quem é o produtor/pescador, espécie, procedência do pescado, tipo e método de cultivo, insumos e medicamentos utilizados”, informa Francisco Pedro Guilherme Neto, diretor da Aquabio Aquicultura, empresa que desenvolveu o SIBRAP. O software tem registro no Instituto Nacional de Patentes – INPI.



Além de promover a rastreabilidade do pescado, o sistema possibilita ainda a compra e venda do produto através do mercado livre. “É um sistema bem interessante que pode impulsionar as vendas e oferecer as partes envolvidas todas às informações necessárias sobre a procedência do produto que chega ao consumidor”, observa Giorgio Mendes, Coordenador da IAGRAM.

Com o novo sistema todo o pescado produzido pela AQUAPO irá receber um lacre e uma etiqueta impermeável e autocolante em sua embalagem que vão possibilitar o rastreamento, através do lote do produto, obter informações sobre a procedência das matrizes, método de reprodução, sistema de cultivo, ração utilizadas, medicamentos utilizados, método de abate, entre outras informações.



Para o gestor de produção da AQUAPO, o estudante de Engenharia de Pesca da UFERSA, Geraldo Vicente da Costa Neto, a novidade vem suprir uma necessidade que é a garantia de qualidade do produto para o consumidor final. “Acho bastante interessante, e através da IAGRAM, vamos implantar o sistema na nossa Associação”, informa. A Associação dos Aquicultores do Apodi produz 5 toneladas de tilápia por mês, sendo que no período de janeiro a maio, a produção aumenta para 7 toneladas. Atualmente, toda a produção é direcionada para a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, que para esse ano adquiriu 32 toneladas.


FONTE: PORTAL UFERSA

Nenhum comentário: