terça-feira, 27 de setembro de 2011

UFERSA prepara Semana do Engenheiro Agrônomo


O Dia do Engenheiro Agrônomo, 12 de outubro, será comemorado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com a I Semana do Engenheiro Agrônomo – SEAGRO 2011. A iniciativa é da coordenação do curso de Agronomia da UFERSA. Para a Semana estão sendo programadas palestras e minicursos que vão acontecer no período de 11 a 14 de outubro.
A I SEAGRO 2011 abre sua primeira edição considerando o cenário atual da engenharia agronômica, estando focada no semiárido e nas potencialidades da região para a carreira do profissional agrônomo. A ideia é trazer para os estudantes e profissionais da área a reflexões sobre o uso dos recursos materiais e humanos, bem como a diversificação de fontes de renda desse profissional.
Segundo João Paulo Nobre, estudante de Agronomia da UFERSA e um dos organizadores da I SEAGRO, a escolha do tema Semiárido: uma safra de oportunidades é para alertar aos profissionais e estudantes o potencial que a região dispõe para alternativas de sucesso no campo da agronomia.
“Existe uma infinidade de outros produtos com potencial de ocupar um espaço no mercado e de proporcionar aos seus produtores um padrão de vida condigno e sustentável”, afirma o estudante, acrescentando que “produtos diferenciados, a partir da incorporação de uma identidade territorial e cultural, constituem uma alternativa de grande potencial no semiárido”.
Os interessados em participar dos minicursos da I Semana da Agronomia devem efetuar as inscrições até o dia do evento na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, que fica no prédio do CTARN, Campus Leste da UFERSA. O valor da inscrição é de R$ 20 para estudantes e de R$ 30 para comunidade e profissionais em geral.
Já para a realização do ciclo de palestras, os interessados deverão contribuir com a doação de um brinquedo que será doado a uma instituição filantrópica. Os participantes receberão certificados correspondentes às atividades desenvolvidas no ciclo de palestras (2h cada palestra) e minicursos com carga-horária de 16 horas. As vagas são limitadas. As palestras vão acontecer no Auditório do CTARN e os minicursos na Sala de Projeção.
Entre as palestras programadas estão: Perfil e atuação do Engenheiro Agrônomo, Sustentabilidade na Agricultura Familiar, Boas Práticas Agrícolas para a Certificação GlobalGap: Normas de Campo, Produção Integrada de Frutas, Receituário Agronômico, Desertificação no Semiárido: Projeto Caatinga, entre outras.
Com relação aos minicursos estão confirmados: Jardinagem e Paisagismo para o Semiárido, Coletas de dados com o GPS de Navegação, Proteção de Plantas, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Técnicas de Avaliação de Impactos para o Semiárido e, A qualidade da Água para a Agricultura.


Fonte: www.ufersa.edu.br

Nenhum comentário: