sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Feira estimula potencial empreendedor de universitários
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





Despertar para o mundo dos negócios aliando uma boa ideia para gerar renda. Nesse sentido, muitos exemplos foram constatados pelos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ao visitarem nesta quarta-feira, 02, a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/RN. Ao todo, 53 universitários dos diversos cursos de graduação da UFERSA participaram da Feira que prossegue até sábado, 4, no Centro de Convenções de Natal. Os estudantes elogiaram o alto nível das palestras com temas sintonizados com a realidade atual.


Para mostrar o trabalho de extensão desenvolvido pela instituição, a UFERSA está com estande onde os visitantes podem conhecer o trabalho desenvolvido pelas duas incubadoras de empresas da instituição: A Incubadora do Agronegócio de Mossoró, a IAGRAM e, a Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi, a INEAGRO CABUGI.


“É um momento importante onde temos a oportunidade de manter contatos com novos parceiros, bem como colocar as nossas empresas incubadas em contato com os diversos segmentos da economia, principalmente, na área do agronegócio”, considerou o coordenador da IAGRAM, Giorgio Ribeiro. Para Giorgio a ideia de levar os estudantes para a Feira do Empreendedor é mais uma forma de incentivar os alunos da universidade para o empreendedorismo ao conhecer novas experiências.


Sendo a primeira experiência da INEAGRO CABUGI num evento fora da região do médio oeste, o professor da UFERSA Angicos e coordenador da Incubadora, Maristelo Costa, acredita ser mais uma oportunidade para se consolidar o trabalho desenvolvido no sertão central. “Defendemos a união das incubadoras com a consolidação da REPIN – Rede Potiguar de Incubadoras – um segmento que cresce e toma força em todo o país para a sobrevivência e a consolidação de pequenos e médios negócios”, afirmou.


Os estudantes que participaram do segundo dia da Feira do Empreendedor voltaram animados com o que virão e ouviram nas palestras. “Muito boa. Superou todas as minhas expectativas. Motivam-nos para o empreendedorismo, além do conhecimento que adquirimos nas palestras”, afirmou. Caio que cursa Biotecnologia na UFERSA afirmou ainda que ele participou de duas palestras: Oratória – a arte de falar em público e, Boas práticas no e-commerce, enfatizando a forma de usar a internet em benefício do próprio negócio.


Já Thaís Araujo, aluna do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia priorizou a temática da construção civil, área que pretende atuar. “Tenho o curso técnico em edificações e pretendo ingressar na Engenharia Civil”. Gostei muito e foi muito válida a minha participação aqui na Feira do Empreendedor.


Para o estudante de Agronomia, Francisco Araújo da Silva Júnior, acostumado a participar de eventos voltados para o agronegócio, a Feira do Empreendedor o despertou para novos rumos dentro da profissão. “Pude observar o empreendedorismo nos mais diversos campos de atuação, bem como também, no ramo da agronomia”, disse.


A estudante de Administração, Luzivânia Moreira, do 8º período, considerou que a visita a Feira do Empreendedor veio agregar valor aos conhecimentos que são ministrados em sala de aula. “Incentiva muito ao estudante a montar o próprio negócio”, afirmou. Luzivânia tem em mente montar algo voltado para consultorias de empresas. “Vejo muitas possibilidades de empreendedorismo dentro da profissão que escolhi”, concluiu.


Na Feira do Empreendedor os visitantes encontram uma superestrutura para oferecer atendimento, orientação empresarial, informações, capacitações e modelos de negócios, que vão inspirar os futuros empreendedores. Numa área de 4,4 mil metros quadrados, a Feira do Empreendedor oferece aos visitantes sugestões de negócios baseadas na dinâmica dos investimentos em curso no estado, em tendências locais e nacionais de empreendedorismo e no mapeamento das demandas de negócios feito em todos os bairros de Natal e cidades circunvizinhas, sobretudo na Região Metropolitana.


Com expectativa de atrair um público estimado em 10 mil pessoas, o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Caixa, Sistema Fiern, Sistema Fecomércio, Senac e Governo do Estado e Governo Federal. O Sebrae e esses parceiros realizaram um investimento de R$ 1,7 milhão na Feira do Empreendedor, cujos pilares estão focados no programa Sebrae 2014, visando às oportunidades do Mundial de Futebol, e o comportamento empreendedor, levando em conta a questão socioambiental.


A Feira do Empreendedor conta com doze salões setoriais com modelos de negócios. Os salões, que apresentam propostas de negócios viáveis, foram concebidos a partir das oportunidades da Copa de 2014. A Feira terá doze espaços (Salão de Franquias, Salão do Agonegócio, Salão da Construção Civil, Salão do Comércio e Serviço, Salão do Turismo, Salão de TI, Salão da Produção Associada ao Turismo, Salão de Responsabilidade Social, Salão de Têxtil e Confecção, Salão da Sustentabilidade, Salão das Incubadoras e Salão Parceiros), que vão estimular a criatividade de quem sonha em ter uma empresa própria ou renovar aquela que já está instalada.


Fonte: UFERSA

Nenhum comentário: