sexta-feira, 24 de agosto de 2012

IAGRAM participa da FICRO 2012



 

Expondo projetos pioneiros e ideias inovadoras, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido participa da 25ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), que teve abertura oficial nesta quinta-feira, 23, seguindo até sábado, 25, no Expocenter, localizado nas dependências da UFERSA – Campus Mossoró. Considerada como a maior feira de negócios do Rio Grande do Norte, a FICRO 2012 conta com 320 stands de 180 empresas de Mossoró e outros municípios.

 

Atualmente com 18 empresas assistidas, a IAGRAM tem como missão promover a consolidação de empreendimentos do agronegócio por meio de inovações tecnológicas, técnicas de gestão, visando despertar o espírito empreendedor e o desenvolvimento sustentável. No stand da IAGRAM, em parceria com o SEBRAE, os visitantes da FICRO 2012 vão conhecer algumas dessas inovações.

 

Dentre elas, o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade em Pescado (SiBRaP) que foi desenvolvido para rastrear e coletar dados oriundos dos processos produtivos das atividades de aquicultura e pesca e pode ser acessado no Portal Id-Pesc. O sistema é um projeto da Aquabio, a mais nova empresa incubada pela IAGRAM. “O próximo passo do projeto será a criação de uma sala de relacionamento no Portal onde acontecerá a interação entre produtores e profissionais da área de aquicultura e pesca”, frisou o criador do SIPRaP, Guilherme Neto.

 

Os visitantes da feira também vão encontrar no stand o Projeto de extensão Cactus Baja, desenvolvido por estudantes de graduação dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica da UFERSA e coordenado pelo professor Alexandre Costa. O projeto envolve a construção de um veículo off-road, o MiniBaja, capaz de vencer os mais diversos obstáculos em quaisquer condições climáticas e de terreno. Em março deste ano, os alunos ganharam o prêmio de melhor equipe estreante em competição nacional realizada em São Palo. Para Artur Sales, coordenador de marketing da equipe, a entrada do projeto na incubadora proporcionou uma maior visibilidade do MiniBaja no mercado levando a equipe a pensar em novos desafios. “Estamos planejando montar uma microempresa para comercializar o veículo Agrobaja para ser usado na zona rural”, comentou Artur.

 

Outro destaque do stand é a empresa Vivenda’s Mudas e Plantas Ornamentais que atua na produção de plantas ornamentais exóticas, realização de projetos paisagísticos e aluguel de plantas para a ornamentação de eventos. Segundo o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes, a empresa foi incubada há apenas 18 meses e atualmente já ocupa um lugar de destaque no mercado. O carro-chefe da empresa é o cultivo da espécie Adenium Obesum, conhecida popularmente como rosa do deserto. “A rosa do deserto é nativa da África e se adaptou muito bem ao clima do semi-árido”, afirmou Giorgio.


O stand da IAGRAM/UFERSA  tem atraído várias pessoas , entre elas, empresários, estudantes, professores e gestores de incubadoras. As pessoas tiveram a oportunidade de ver de perto os projetos da incubadora e empresas incubadas, como exemplo podemos citar a presença do consultor do SEBRAE Walter leite e  o gerente de tecnologia e inovação do SEBRAE – RN João Bosco Cabral Freire que aproveitou a oportunidade para testar o minibaja, projeto dos estudantes da UFERSA.


Nenhum comentário: