quarta-feira, 8 de agosto de 2012

IAGRAM difunde vantagens do associativismo

Difundir as vantagens e os princípios básicos do associativismo. Com essa proposta, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com o Sebrae e a Empresa Mútuos, promoveu uma palestra para estudantes e pequenos empresários incubados pela Iagram. A sensibilização é voltada para a consolidação do cooperativismo. “Entendemos o associativismo como um dos caminhos para esse fortalecimento”, afirmou o consultor do Sebrae, o professor José Marcelo Rocha Holanda.
O palestrante considerou de fundamental importância o encontro com os universitários da Ufersa ao considerar que os estudantes podem levar a lógica do associativismo para qualquer área profissional. O Marcelo Holanda também frisou que a questão cultural, principalmente nas regiões norte e nordeste, é um dos obstáculos para a implementação da prática associativista. “Os micros e pequenos comerciantes precisam ter a consciência de que podem empreender e crescer nos seus negócios”, explicou, adiantando que uma grande maioria monta o próprio negócio para se tornar empregado de si mesmo. Marcelo citou como exemplo um proprietário de empreendimento onde ele mesmo é o caixa.
A ideia do associativismo, enfocou o palestrante, é unir forças para interesses comuns, substituindo a concorrência pela parceria. Marcelo afirma que o associativismo ainda é um sistema em desenvolvimento no país e iniciativas como a sensibilização promovida pela Iagram é um dos caminhos para esse objetivo. Durante a palestra, Marcelo explicou que “nem todo empreendedor é um bom administrador, bem como nem todo administrador é um bom empreendedor”.
Para os estudantes, o professor fez um recorte das diversas fases e desafios do sistema associativista passando do pequeno empresário com atuação micro regional até o gestor profissional com atuação nacional e internacional. “A sensibilização dos parceiros para interesses comuns, bem como a confiança entre os associados são fundamentais nesse processo”, adiantou. “Os associados não devem se deixar seduzir com propostas individuais fora do grupo”, alertou.
Entre as vantagens do associativismo Marcelo mencionou a obtenção de melhores preços junto aos fornecedores, consequentemente, um maior poder de concorrência com as grandes redes; diminuição dos custos logísticos; melhor planejamento de produção e menor esforço. O marketing e o uso correto das novas tecnologias também são fatores que refletem na transição do pequeno empresário para o gestor profissional.
Com a sensibilização, o coordenador da Iagram Giorgio Ribeiro, acredita que a Incubadora da Ufersa deu mais um passo na promoção do associativismo juntos aos estudantes e incubados. “É mais uma forma der fortalecer o mercado local, possibilitando, com mais conhecimento, a sobrevivência e a consolidação de ideias inovadoras apoiadas e assistidas pela Iagram”, considerou.
 


                                                                                                                                   Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: