sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ufersa apresenta detalhes de projeto de incubadoras em Natal

 
 
feira_do_empreendedor_2012Aberta na última quarta-feira, 1º, a programação da sexta edição da Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), tem atraído um número elevado de visitantes ao Centro de Convenções de Natal. Entre as inúmeras opções oferecidas ao público durante o evento, está o estande da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que fornece informações detalhadas a respeito dos projetos de incubadoras desenvolvidos pela instituição.

No espaço, os visitantes podem conhecer como funciona uma incubadora de empresas, qual o principal benefício proporcionado por esse tipo de serviço, e como deve proceder para ter acesso a iniciativa. "Poucas pessoas sabem o que é uma incubadora, como ela realmente funciona. Por isso nossa intenção na Feira do Empreendedor é fazer essa divulgação, mostrar que essa é uma ferramenta que possibilita potencializar os pequenos negócios, através de consultorias, apresentação de projetos, entre outros pontos", destaca Fernando Henrique, gerente operacional da Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi (Ineagro Cabugi), que funciona no campus da Ufersa em Angicos.

A Incubadora do Agronegócio de Mossoró (Iagram) também está presente ao evento do Sebrae/RN. Atualmente, o projeto conta com 18 microempresas assistidas. Segundo a secretária executiva da Iagram, Flávia de Freitas, os serviços prestados pela incubadora podem durar até dois anos, tempo estimado para que a empresa possa ter adquirido conhecimento suficiente para desenvolver suas atividades sem necessitar do auxílio específico do projeto promovido pela Ufersa. "Nossos serviços são uma extensão do apoio oferecido pelo Sebrae. Uma empresa pode ficar na incubada até dois anos, período em que ela se torna madura. Temos conseguido inúmeros resultados com esses serviços", afirma.

As incubadoras possuem parceria com algumas instituições, sendo o Sebrae/RN um dos principais apoiadores da iniciativa. Também colaboram o Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil, entre outros. "Também temos a colaboração de professores da instituição, que atuam como assessores técnicos", conclui Fernando Henrique.

Mais de 150 pessoas da caravana do escritório regional do Sebrae em Mossoró participam de programação
Uma caravana do escritório regional do Sebrae, com sede em Mossoró, está participando da Feira do Empreendedor. Composta por aproximadamente 150 pessoas, a equipe é formada por microempresários, estudantes e pessoas que objetivam abrir o seu próprio negócio e buscam no evento a oportunidade ideal para concretizar os seus ideais.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, João Vidal, a presença dessa caravana na Feira é vital para o andamento dos projetos idealizados pelos empreendedores. "São cinco caravanas no total, com pessoas vindas de diversos municípios da região Oeste. Nosso objetivo é propiciar a essas missões o encontro com as inúmeras oportunidades que a Feira oferece. Muito do que está sendo apresentado aqui vai ao encontro do que esse grupo deseja", relata.

Para o produtor de coco Miguel Pimenta, estar presente na Feira do Empreendedor proporciona uma série de benefícios para o microempresário. Ele conta que o interesse em participar do evento surgiu após acompanhar a última edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit). "Na Feira em Mossoró tive contato com possíveis clientes, que levantaram a possibilidade de exportação do meu negócio. Agora, em Natal, vim aprofundar essa ideia, e conhecer como esse tipo de incremento pode ser executado", diz.

O empreendedor revela ainda que, devido a iniciativa do Sebrae, ele pode ter acesso as novas tendências do mercado e estabelecer contato com novos clientes. "Natal é o grande destino do nosso produto, por isso estou aqui para ver de perto as tendências do mercado e encontrar pessoas que possam vir ser nossos clientes. São vários os motivos para participar de uma Feira como essa", sintetiza Miguel Pimenta.
A Feira do Empreendedor 2012, que tem como tema "É hora de tirar as ideias do papel", segue até amanhã, com expectativa de superar 10 mil visitantes, volume previsto inicialmente pelos organizadores do evento.

Maricelio Almeida

Nenhum comentário: