terça-feira, 31 de maio de 2011

Professor da Univasf lança revista em quadrinhos sobre empreendedorismo



O professor do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Deranor Gomes de Oliveira, lançou o primeiro número da revista em quadrinhos “Jovens Empreendedores”. A ação faz parte do projeto de extensão “Educação Empreendedora: Desenvolvendo o protagonismo infanto-juvenil através do empreendedorismo social”, implantado nas séries do ensino fundamental da rede municipal de Juazeiro. O local escolhido para o lançamento oficial da revista, que aconteceu no dia 10 de maio, foi a Escola Municipal Mandacaru, no bairro Jardim Primavera.


Ao todo, cinco mil exemplares da revista foram distribuídos em 29 escolas da sede e do interior para estudantes do 6º ao 9º ano. No primeiro número, o autoconhecimento social dos alunos foi trabalhado através de histórias, atividades e desafios para fixar temas como cooperação, cidadania, geração de renda, desenvolvimento de habilidades empreendedoras sobre negociação, competitividade, identificação de oportunidades, entre outros.

O projeto foi implantado em 2008 e conta com a parceria da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc). A iniciativa também envolve a capacitação de professores de empreendedorismo do município. De acordo com o coordenador do projeto, em torno de 180 professores já participaram de oficinas que auxiliam o profissional a despertar no aluno a formação de objetivos e metas, elevando sua autoestima.

Até agosto, outros três números da revista devem ser lançados com temáticas sobre o empreendedorismo social, economia pessoal, o valor da educação e o empreendedorismo de negócio. Segundo Deranor, “a idéia de lançar a primeira revista em quadrinhos da região voltada para o ensino do empreendedorismo é desenvolver ações em que os alunos aprendam fazendo. Estamos formando cidadãos com capacidade de projetar futuros e organizar estratégias para realizar sonhos”.

Nenhum comentário: