segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rede Leite: tecnologia produzida a partir do contato com o produtor

Projeto une pesquisa à prática dos produtores de leite no Sul e consegue melhorar a renda e informação
Juliana Royo
25/05/2010
                                         

A Rede Leite é um programa que reúne pesquisadores, professores e extensionistas que trabalham em parceria com alguns produtores para desenvolver tecnologias mais coerentes com a realidade dos produtores de leite, principalmente os familiares. O programa começou informalmente há quase cinco anos na região de Ijuí, no Rio Grande do Sul, e foi oficializado no último dia 21 de maio, onde especialistas e produtores formalizaram uma carta de intenções e objetivos para resolver os problemas das fazendas leiteiras. Apesar do objetivo do programa não ser o aumento imediato de renda, com o maior contato com os pesquisadores, há casos de produtores que conseguiram triplicar a sua produtividade. Um exemplo é o produtor Jurandir Paulo dos Santos, que antes da assessoria dos técnicos da Rede Leite produzia 1.600 litros de leite por mês e agora produz mais de 4.500 litros. “A gente tinha vontade de melhorar, mas não tinha instrução”, disse o produtor para a Emater Ijuí.


Com o Rede Leite, há uma dupla troca de conhecimento. Os produtores aprendem a manejar melhor o gado, conhecem mais sobre a gestão das fazendas, fazem uma higiene mais correta das vacas leiteiras e aprendem a otimizar a alimentação do rebanho. Já os pesquisadores conhecem de perto os problemas enfrentados pelos agricultores, percebem como os fazendeiros estavam conduzindo a fazenda e podem desenvolver melhorias dentro do sistema produtor de leite. Quem ganha são os animais, que são mais bem tratados, a família, que ganha qualidade de vida, e o produtor, que consegue aumentar a sua renda, porque aprende a cortar gastos desnecessários e melhorar o trabalho do dia-a-dia. 

— A gente que trabalha com pesquisa faz as tecnologias imaginando as necessidades do produtor, mas muitas vezes produzimos coisas que o produtor não vai nem precisar ou não é o ideal. Através do programa, é possível perceber essas necessidades de uma forma muito melhor, porque a gente troca com o produtor, a gente conversa. Esses produtores já tiveram resultados positivos não só no aspecto da renda, como também nas questões sociais, porque muitas vezes eles têm um trabalho muito árduo. O nosso trabalho não visa impacto imediato e com foco somente econômico, mas busca melhorar o sistema de produção, as condições de trabalho e a qualidade de vida da família — explica o pesquisador Gustavo Martins da Silva, da Embrapa Pecuária Sul, um dos responsáveis pelo Rede Leite. 

O programa tem atuação em toda a área da Emater regional de Ijuí, que envolve cerca de 47 municípios com cerca de 18 mil produtores de leite. Atualmente, 50 produtores já participam do programa. Eles contam com visitas periódicas das equipes de especialistas.

Nenhum comentário: