sexta-feira, 6 de maio de 2011

IAGRAM vai viabilizar projeto junto a CONAB para empresa incubada




Recentemente a Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM e o presidente da Cooperativa dos Produtores de Arroz e Fruticultores do Apodi - COOPAFA , José Maria do Rosário (Chicola) estiveram presente na CONAB em Natal - RN, com o objetivo de incluir asua empresa incubada, COOPAFA,  no programa " Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea"  cuja a finalidade é atender às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional por meio meio de doação de alimentos adquiridos de agricultores familiares. 

Na prática o programa consiste na compra por parte do Governo Federal da produção de agricultores familiares para serem destribuídos a instituíções governamentais ou não governamentais que atendam às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Entre as instituições a serem beneficiadas pelo programa  estão as creches, escolas, asilos, comunidades rurais etc. O programa prevê a compra do valor da produção até o limite de R$ 4.500,00 por agricultor.


Os membros da IAGRAM formada pelo Gerente Giorgio Mendes e a Secretaria Executiva Ataline Mayara foram recepcionados pelo Técnico da CONAB José Lopes de Melo que parabenizou a iniciativa da incubadora." Tendo em vista que a maioria das associações e cooperativas são compostas por pessoas simples que não têm intimidade com as questões burocráticas, esse apoio da incubadora é muito importante para o desenvolvimento da cooperativa". comentou.


Posteriomente, a equipe da IAGRAM juntamente com o presidente da COOPAFA foi encaminhada para o setor de operações e programa institucionais e socias onde o responsável pelo setor o técnico Eliomar Gomes Pinheiro teceu detalhes sobre o programa informando a documentação necessária para que os cooperados possam participar do programa.

Para o gerente da IAGRAM, o Engº Agrônomo Giorgio Mendes, o papel da incubadora é apoiar suas empresas incubadas onde quer que elas estejam, não somente no que se refere a gestão de seus negócios, mas também procurar inserir as incubadas em programas e projetos para que elas possam desenvolver as regiões onde elas estão. " Creio que com esse apoio que iremos dar montando o projeto,  nós vamos poder dar uma maior segurança aos produtores estimulando o crescente aumento da produção na  região" frisou. Segundo ainda o gerente, o projeto irá beneficiar algumas instituições governamentais e não governamentais da cidade de Mossoró.



Segundo o presidente da COOPAFA, Chicola, com a inclusão da cooperativa no programa da CONAB, os produtores terão a garantia de venda do produto e ao mesmo tempo vai beneficiar as populações carentes. " Essa vem sendo luta antiga para nós e que só agora com o apoio da IAGRAM  temos  uma real  possibilidade de ser realizada" afirmou Chicola. A COOPAFA hoje produz o arroz vermelho e melancia  no Vale do Apodi.

Nenhum comentário: