quinta-feira, 26 de maio de 2011

IAGRAM aposta na automação em sistemas de irrigação




Com o objetivo de promover a inovação em suas empresas, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, estuda a proposta de oferecer um novo produto para produtores da região oeste. A ideia é automatizar sistemas de irrigação. O projeto está sendo viabilizado por meio da SETUP, uma das empresas incubadas pela IAGRAM.


Para implementação da proposta, a IAGRAM conta com o apoio do professor do curso de Engenharia de Produção da UFERSA, André Pedro Fernandes Neto, e do consultor em tecnologia de informação, Adevaldo Buiati. Além disso, a Incubadora conta também com a participação do professor Drº em Irrigação e drenagem, José Francismar de Medeiros, do Departamento de Ciências Ambientais, que fornecerá as informações técnicas necessárias para o projeto.

 

 
Segundo o professor André Pedro, a proposta é viável uma vez que já existe no mercado equipamentos que possibilitam a irrigação automática a partir da necessidade hídrica da cultura. Já o consultor Buiati considera a ideia inovadora. “Esse projeto tem tudo para dar certo, tendo em vista que a IAGRAM pode contar com profissionais habilitados da UFERSA”, finaliza.


A proposta de inovação foi concebida depois de um encontro que envolveu o gerente operacional da Incubadora, Giorgio Mendes, a diretora de projetos da SETUP, Adriana Guimarães, os professores da UFERSA André Fernandes e José Francismar, e ainda o consultor e gestor de empresas, Adevaldo Buiati.



Nenhum comentário: