terça-feira, 3 de maio de 2011

IAGRAM: Descobrindo potenciais empreendedores no semiárido

Giorgio Mendes Ribeiro

Engenheiro Agrônomo, Especialista e Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atualmente, é Assessor Técnico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA, desempenhando também a função de Gerente Operacional da IAGRAM.


Na região do semiárido, mais especificamente no Oeste Potiguar, estão surgindo novos mecanismos de desenvolvimento com o objetivo de explorar a vocação da região e com isso trazendo benefícios as cidades gerando e emprego e renda para população. Um exemplo prático é a Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM, mantida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido que vem desempenhando um papel importante para a economia regional no sentido de apoiar as empresas nascentes, entre elas as formadas por jovens da região que sonham em ser donos de seu próprio negócio.

Atualmente, além de apoiar as micro e pequenas empresas ligadas ao agronegócio a IAGRAM vem também desenvolvendo um trabalho dentro da Universidade Federal Rural do Semi-Árido incentivando os estudantes a despertar o potencial empreendedor, descobrindo futuros empresários. Essa iniciativa faz com que os jovens permaneçam trabalhando na sua cidade de origem, aproveitando o potencial da região e evitando a fuga para os grandes centros urbanos.

Com a globalização da economia e o avanço de novas tecnologias, o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados na hora de contratar. Nesse sentido, a experiência profissional é um diferencial importante para a obtenção do primeiro emprego e essa experiência pode ser adquirida na universidade através das empresas juniores onde os estudantes tem a opção de se tornarem futuros empresários ou para aqueles que embora não tenham a pretensão de serem empresários, mas que podem ao longo de sua permanência nas empresas juniores estarem se qualificando e exercendo futuramente cargos de chefia.

Atualmente, A IAGRAM assessora 18 empresas no ramo do agronegócio espalhadas em diversas cidades do Estado do Rio Grande do Norte, sendo 06 empresas incubadas formadas por estudantes universitários, sendo cinco delas empresas juniores criadas no âmbito da UFERSA que já estão atuando no mercado e uma empresa que atua no ramo da floricultura formada por estudantes concluintes do curso de agronomia e que já prestam serviço a sociedade.

Para garantir o desenvolvimento das empresas a incubadora da UFERSA vem buscando sistematicamente aplicar novas tecnologias, novos mercados, novos métodos gerenciais e processos de negócio para as suas empresas incubadas, tendo em vista que, na atual economia global esses aspectos são fundamentais para a competitividade e sobrevivência de uma empresa, permitindo uma operacionalização mais ágil e flexível.

Existem, porém, dois fatores determinantes para alavancar as iniciativas de melhoramento contínuo e o aumento da competitividade das empresas. Trata-se do acesso e obtenção de financiamentos e de um eficiente planejamento que permitam a implementação dessas ações. Nesse sentido, a IAGRAM vem estabelecendo parcerias estratégicas com instituições financeiras, de fomento e pesquisa para sanar essas deficiências e permitir o desenvolvimento de suas empresas, isso porque, a ausência desses fatores está, cada vez mais, determinando a falência ou a saída do mercado de inúmeras empresas de diversos ramos de atuação, devido às altas taxas de juros cobrados sobre o capital, sem falar na carga tributária excessiva pela qual são submetidas as empresas.

Isso tudo vem culminando no aumento contínuo do desemprego e levando inúmeros ex-empregados a tornarem-se pequenos empreendedores que se jogam, sem qualquer suporte ou planejamento prévio, no sonho de vencer e ser dono do próprio negócio. Em decorrência desse quadro, o número de MPEs (micro e pequenas empresas) criadas no país vem aumentando a cada ano. Porém, em vez de significar uma solução alternativa à crise econômica, isso tem trazido também outros problemas econômicos e sociais ao país. O alto índice de mortalidade dessas MPEs em seus primeiros anos de vida é um exemplo.

Uma iniciativa que vem proporcionando resultados animadores em todo mundo, e também no Brasil, é a criação de incubadoras de empresas como é o caso a IAGRAM, destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. O principal objetivo de uma incubadora de empresas deve ser a criação e consolidação de empresas competitivas, que obtenham sucesso no seu mercado de atuação, gerando benefícios econômicos e sociais à região na qual ela está instalada.

Portanto, o Estado do Rio Grande do Norte já despertou para a importância desse mecanismo de desenvolvimento denominada IAGRAM que hoje vem se preocupando com o lugar dos jovens no mercado de trabalho incentivando-os a serem produtivos e ocuparem seus espaços na sociedade. A IAGRAM hoje conta com diversas parcerias estratégicas como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido; a Universidade Estadual do Rio Grande Do Norte, o SEBRAE, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Emater, Prefeitura de Mossoró, a Fundação Guimarães Duque, a Federação Apícola do Rio Grande do Norte e, a Rede Potiguar de Incubadoras, cuja tarefa é potencializar as ações coletivas das incubadoras.

Nenhum comentário: