segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Incubadora genética pretende elevar produtividade no RN

Sebrae e IFRN se unem para lançar a primeira incubadora voltada para o melhoramento genético do rebanho bovino. A iniciativa é pioneira e visa ampliar a produtividade no setor pecuário. O lançamento será na próxima terça-feira (13), em Natal.

Cleonildo Mello

    Marco Polo
  Melhoramento genético de bovinos é uma das propostas da incubadora


 Enquanto nos Estados Unidos – o maior produtor mundial de leite - uma vaca produz uma média de 9,2 mil litros de leite por ano, o gado no Brasil só consegue gerar 1,2 mil litros anualmente. No rebanho do Rio Grande do Norte, a média é de 843 litros por ano, 11 vezes menor que a americana e 34% inferior à média nacional. Para reverter esse cenário e elevar o padrão genético dos bovinos, o Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o IFRN, vai inaugurar a Incubadora Tecnológica de Melhoramento Genético da Bovinocultura. A incubadora irá funcionar no município de Currais Novos e o lançamento será na terça-feira (13), às 8h30, no auditório do Sebrae-RN, em Natal.
 
A incubadora deverá beneficiar todos os segmentos que atuam nas cadeias produtivas da pecuária bovina, desde o corte e leite. A idéia é que  a estrutura funcione como elo integrador das instituições de pesquisas, universidades, produtores, laboratórios, centrais de sêmen, associações de criadores, fornecedores de insumos e instituições financeiras. “Queremos um maior acesso a animais de qualidade superior que possibilitarão consideráveis ganhos de produção e produtividade para quem atua com corte de carne e leite no Estado”, considera o gestor do projeto de Leite e Derivados do Sebrae-RN, Acácio Brito. 

Segundo o gestor, a incubadora potiguar é pioneira nessa área. “Minas Gerais possui um arranjo semelhante ao nosso, chamado Polo de Excelência em Genética, que fica na cidade de Uberaba/ e funciona junto à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). No entanto, como incubadora de base tecnológica não tenho conhecimento de nada semelhante na América Latina”, argumenta Acácio Brito. 

A incubadora terá como base o campus do IFRN de Currais Novos, que, nessa fase inicial, tem disponibilizado três profissionais de nível superior para acompanhar os trabalhos. A equipe poderá ser ampliada conforme a evolução dos trabalhos. Inicialmente, o Sebrae investiu R$ 30 mil para apoiar a estruturação do plano de negócio da incubadora e subsidiar as despesas de implantação. 

Apesar de a estrutura já começar a funcionar no dia 14, as ações tomarão um ritmo mais acelerado no início de 2012. Os interessados devem procurar o Sebrae ou o IFRN/Campus de Currais Novos e apresentar a área de interesse. “Daremos todas as informações focadas na idéia ou projeto a ser incubado”, garante o gestor. Além da IFRN, são parceiros do projeto a ABCZ e a ANORC. A expectativa é que outras instituições e empresas participem. 

Nenhum comentário: