Ao deixar o cargo no final de 2001, Rudolph Giuliani foi eleito
como um dos melhores prefeitos que a cidade já teve devido à s
estatÃsticas de segurança, prosperidade, serviços sociais e redução de
impostos. A saÃda da administração, a cura do câncer de próstata e o
anúncio público de um tumultuado divórcio apimentado por uma relação
conjugal prolongaram sua fama após os atentados ao World Trade Center em
11 de Setembro daquele ano.
Segundo Rudolph Giuliani existem sete atitudes essenciais para a liderança eficaz:
- Ter uma visão, “saber o que você acredita; saber quem você é”. O lÃder deve conhecer a sua essência, saber o que ele próprio representa. Nós lideramos através de idéias, através de uma visão clara e de princÃpios bem estabelecidos. Essa visão deve ser inspiradora e – importante – deve ser de longo prazo.
- Ser otimista. Não um otimismo que signifique alijar-se da realidade e não enxergar os problemas, mas no sentido de ter uma postura positiva, encarar os problemas de frente e apontar as soluções para superá-los. O lÃder é alguém que enxerga as adversidades como um desafio à sua inteligência e capacidade.
- Ter coragem. Coragem não significa a ausência de medo, mas a capacidade de lidar com o medo e de assumir riscos, inspirando as pessoas a seguirem o seu exemplo. Giuliani conta que sempre é abordado com a seguinte questão: “devemos ter medo de outro ataque terrorista?”. Sua resposta é sempre a mesma: “Sim, nós devemos. A grande questão é o que fazer com esse medo”.
- Estar preparado. Devemos procurar antever todas as possibilidades de revezes – isso na administração de um negócio, de uma cidade ou de um paÃs. O treinamento nos prepara, inclusive, para eventos inesperados que não estavam previstos em nosso planejamento inicial. Parte de um lÃder é preparar-se para o pior.
- Trabalho em equipe. Os lÃderes precisam ser lembrados que ninguém consegue nada sozinho. Ele deve encontrar pessoas que compensem seus pontos fracos, deve equilibrar forças e fraquezas. Nenhuma pessoa é capaz de reunir todas as habilidades que uma organização precisa. Uma de suas qualidades, segundo o próprio, é ter um rápido poder de decisão. “Tomo decisões de forma muito rápida. Isso é bom em situações de emergência, mas não tão bom em situações normais. Procuro me cercar de pessoas que me desaceleram. Eles dizem: ‘pense mais um pouco, você tem mais tempo, não precisa decidir agora’”.
- Comunicação. Um lÃder deve saber transmitir suas idéias à s mentes e corações das pessoas. Comunicar é algo simples: consiste apenas em falar com pessoas e entender que só conseguimos as coisas através dos outro.
- Amar as pessoas. Um verdadeiro lÃder ama as pessoas que estão sob sua responsabilidade. É normal lÃderes de grandes organizações e de grandes cidades passarem a enxergar apenas números e estatÃsticas. Não devemos cair nesse erro. Apenas o amor sincero pelas pessoas conquistará o seu apoio e confiança. O lÃder precisa estar presente quando as pessoas precisam. Como diz Giuliani: “ir a casamentos é opcional, mas ir a funerais é obrigatório, pois é lá que as pessoas mais precisam de nossa presença”.
Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/
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