quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Trabalhadoras rurais inovam com árvore de Natal de Saches de Mel

Na associação de Apicultores da Serra do Mel, a Apismel, as mulheres estão trabalhando quase que exclusivamente para produzir artigos para as festas de fim de ano. São sabonetes à base de mel em formatos que remetem à data. Porém um adereço em especial está chamando atenção pela beleza e originalidade.

Os saches de mel produzidos aqui, viraram matéria prima para árvores natalinas. De acordo com Vilma Félix, a ideia surgiu a partir de um treinamento realizado pela Incubadora Agroindustrial de Mossoró, a Iagram. “Essa ideia vai ajudar a dar uma renda a mais neste final de ano”, afirma.

Depois da capacitação elas passaram a vender a árvore em feiras e por encomenda. Na Vila Ceará o grupo de 39 mulheres trabalhadoras rurais produz as árvores que são comercializadas a partir de 25 reais. Para incrementar e agregar ainda mais valor ao trabalho, elas utilizam a criatividade e empregam a mesma técnica, porém com novas matérias primas, como as balas de morango. Apenas cinco delas aprenderam a técnica que hoje é repassada para as demais mulheres.

“Para a gente foi muito bom porque agregou ainda mais valor ao nosso produto. E a gente espera vender bastante neste fim de ano, pois muitas pessoas já estão procurando”, conta Antônia Marinho, presidente da associação de mulheres da Vila Ceará. Somente este ano foram produzidas 86 toneladas de mel no município. Aproveitar essa fartura foi a maneira encontrada pelos moradores para valorizar esse produto que vem ganhando destaque nos últimos anos.