quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bolsistas recebem capacitação para atuar em projeto da IAGRAM

 
 Os sete estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aprovados na seleção de bolsistas do Projeto Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, desenvolvido pela Incubadora do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM, estão recebendo a primeira capacitação. Os universitários selecionados são dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Agronomia e Administração.
Os bolsistas, coordenados pela equipe da IAGRAM, vão atuar proporcionando a inclusão digital voltada para a prática gerencial junto as 13 empresas incubadas pela IAGRAM, bem como as 5 empresas já graduadas. O projeto contempla também estudantes e servidores da UFERSA. “Inicialmente, serão familiares e proprietários das empresas incubadas, além de alguns parceiros”, afirma o coordenador da IAGRAM, Giorgio Ribeiro.

 
Nesse primeiro momento, explica o coordenador, os bolsistas estão tendo uma visão macro sobre a Incubadora, bem como as atribuições dos bolsistas durante o desenvolvimento do Projeto TICs. “Eles estão recebendo informações sobre o que é a IAGRAM, como funciona, o serviço que presta e também como será a participação deles no projeto”, revelou.

 

O Projeto Uso de Ferramentas Tecnológicas e Comunicação para a Gestão e Comercialização Profissional dos Empreendimentos Incubados visa apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar ampliando as capacidades da juventude no campo através das TIC´s direcionadas à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar.

Coordenado pelo professor Marcos Fernando Machado de Medeiros, do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da UFERSA, o Projeto dará suporte para as empresas incubadas a usar a tecnologia da informação em prol do próprio negócio. “Nesse primeiro contato com os universitários bolsistas estão apresentando as metas e obrigações deles dentro do projeto que propõe a inclusão digital voltada para a prática gerencial nos empreendimento”, frisa o coordenador.
O professor explica ainda que não se trata apenas da inclusão digital para o manuseio do computador, mas principalmente, a utilização das tecnologias da informação em benefício do negócio, no caso, as empresas incubadas. “A proposta é promover a inclusão digital no sentido de apoio a comercialização com o uso eficiente das tecnologias no controle de caixa, em planilhas, no estoques, entre outras funções”, explica Marcos Fernandes.
Os bolsistas, vão receber R$ 360,00, para uma carga horária de 20h semanais. Além dos 7 estudantes que vão atuar na IAGRAM, o Projeto TICs contempla ainda mais 3 bolsistas da UFERSA Angicos que vão atuar na INEAGRO Cabugi. Com duração de 18 meses, no valor de R$ 198 mil, o Projeto é financiado pelo Ministério das Comunicações. Além de assessorar, acompanhar e monitorar os empreendimentos incubados, a IAGRAM/UFERSA esperam alcançar a melhoria da gestão e comercialização por meio de qualificação profissional dos empreendimentos incubados.

Nenhum comentário: