terça-feira, 15 de maio de 2012

IAGRAM/UFERSA promovem curso sobre Gestão da Qualidade

Para melhorar os produtos e serviços prestados pelas empresas incubadas pela IAGRAM/UFERSA, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró promove na próxima quinta-feira, 17, o curso Gestão de Qualidade. Vão poder participar funcionários e empresários das empresas incubadas, além de estudantes e funcionários da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria da IAGRAM, no Campus Leste da UFERSA Mossoró.

O curso que tem carga horária de 8 horas, será realizado nos dois turnos, das 7:30h às 11:30h e, das 13:30h às 17:30h, tendo como ministrantes os professores David Custódia de Sena e André Duarte Lucena. Para o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes Ribeiro, o curso possibilitará aos participantes promover melhor satisfação dos clientes da empresas incubadas. A Gestão de Qualidade, frisa Giorgio, é atualmente o caminho mais utilizado para se chagar a satisfação dos clientes.

Ainda segundo o coordenador da IAGRAM, o curso é voltado para um público que deseja conhecer os principais conceitos relacionados à qualidade, bem como as ferramentas necessárias para esse fim. “O empreendedor deve ter como meta a superação das expectativas dos clientes”, diz Giorgio Mendes, acrescentando que “o foco no cliente é princípio fundamental da gestão da qualidade”.

Durante o curso, os professores vão conceituar as definições básicas de qualidade, mostrando a sua importância nas empresas e as metodologias mais empregadas como o Ciclo PDCA – Planejar (Plan), Executar (Do), Analisar (Check) e Agir (Act) – considerado um método rápido e eficaz na resolução de problemas para qualquer tipo de empresa.

Outra metodologia será o Programa 5s (Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina). O curso também irá abordar as principais ferramentas da qualidade como o Diagrama de Pareto, o Diagrama de Causa-Efeito, Histogramas, Folgas de Verificação, Gráficos de Dispersão, Floxograma e Cartas de Controle. As vagas para o curso de Gestão da Qualidade são limitadas.

Portal UFERSA 

Nenhum comentário: