quinta-feira, 7 de abril de 2011

Extensão universitária discute importância do estágio



Integrar a universidade com o setor produtivo é um dos grandes desafios das instituições de ensino superior do país. A opinião é do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, ao abrir nesta quarta-feira, 06, no Auditório do CTARN, na UFERSA Mossoró, o I Fórum de Extensão Sobre Oportunidades de Estágios e Empreendedorismo.



Para o reitor, o muro que cerca a UFERSA não é para isolar a instituição da sociedade. “A Universidade deve estar em sintonia com as cadeias produtivas”, frisou, acrescentando que a integração teoria e prática se consolidam a partir dos estágios. “Professores e alunos da UFERSA precisam se integrar cada vez mais com o setor produtivo uma vez que a universidade é uma fonte de saber e de mão de obra qualificada”, pontuou.

Para exemplificar a importância dos estudantes nas empresas, o professor Josivan Barbosa, afirmou que foi a partir da década de 90, que a antiga ESAM, hoje UFERSA, deu início a integração universidade/setor produtivos. “Antes dessa década, as empresas não abriam estágios para universitários”, lembrou.


Ainda segundo o reitor, o marco dessa parceria foi com um experimento com caju, numa pesquisa realizada pela ESAM, onde era utilizada a câmara fria da antiga Maisa, dando início a essa integração. A partir daí, tanto a Maisa como outras empresas de fruticultura da região, começaram a contratar estagiários e profissionais formados pela Escola Superior de Agronomia. “Para se ter uma ideia, uma única empresa, a Delmonte, chegou até em seus quadros 48 engenheiros agrônomos formados pela ESAM”, exemplificou.


O reitor acredita que atualmente não há espaço para os professores mestres e doutores que não queiram ser consultados na sua área de atuação. “A UFERSA precisa ser consultada para que a instituição possa apresentar alternativas para os problemas existentes na região”, frisou. Josivan Barbosa ainda elogiou a iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em promover um Fórum de grande importância para os estudantes e os setores produtivos da região.


PALESTRAS – O Fórum de Extensão sobre Oportunidades de Estágios e Empreendedorismo foi idealizado com a proposta de apresentar aos estudantes universitários da UFERSA e da UERN as possibilidades de estágios. “É uma forma de mostrar que ainda na Universidade os estudantes podem buscar as oportunidades que o mercado oferece”, afirmou a pró-reitora de extensão e cultura, professora Ioná Santos.


O evento, ocorrido durante o turno da tarde, contou com um ciclo de palestras iniciado pela professora Ludimilla Serafim, que falou sobre os procedimentos para se alcançar o primeiro estágio. Segundo a professora, o estágio é a oportunidade única para a entrada do estudante no mercado de trabalho. “É na universidade que começa uma jornada para a profissionalização e conhecer as potencialidades da região e saber o que se quer são princípios fundamentais”, afirma a professora.


Ludimilla Carvalho acredita que a universidade é um espaço de construção com a formatação da teoria e a prática, sendo o estágio uma excelente oportunidade para o início de uma carreira profissional. Quem também concorda com essa afirmação é a pró-reitora de extensão e cultura, professora Ioná Santos, que na oportunidade explanou sobre as oportunidades de estágios no exterior.


O evento ainda teve as presenças de representantes do IEL, do CIEE e da EMATER. A Superintendente do IEL no Rio Grande do Norte, Roseanne Azevedo, e a Assistente de Atendimento às Empresas do CIEE, Flávia Fernanda, mostraram os caminhos a serem percorridos pelos universitários para conquistarem uma oportunidade de estágio. As organizações atuam encaminhando estudantes para o mercado de trabalho. Flávia ainda deu dicas sobre a postura e o comportamento profissional no ambiente do estágio.


O jornalista Rilder Medeiros, Mestre em Administração, especialista em Inteligência Competitiva pela UFRN e sócio-proprietário da empresa Oficina Comunicação Corporativa, participou do Fórum com uma palestra de forma dinâmica. Ele abordou as perspectivas do futuro para os estudantes. Para o jornalista, uma decisão hoje pode mudar totalmente a vida do estudante no futuro. Ele foi taxativo: “é você quem vai pintar a sua história”. Para o palestrante, empreendedorismo é também “ter o mínimo de controle sobre as nossas decisões”.

Outras experiências foram apresentadas durante o ciclo de palestras. A Incubadora do Agronegócio de Mossoró, por exemplo, apresentou alternativas para os estudantes que querem montar o próprio negócio e se lançarem no mercado. “Somos uma incubadora da UFERSA, inclusive, com 4 empresas juniores formadas por estudantes de cursos da Universidade do Semi-Árido”, explanou o gerente Giorgio Mendes, ao mostrar o trabalho e a atuação da IAGRAM na região.


Representantes de empresas incubadas, a SETUP (Empresa Júnior) e a Vivenda’s Mudas e Plantas Ornamentais, também tiveram oportunidade de apresentar aos demais estudantes, a experiências delas nessa fase inicial de consolidação de suas marcas no mercado.


O Fórum apresentou ainda a experiência profissional do engenheiro agrônomo, Wilson Galdino, que se transformou num dos mais respeitados produtores de frutas do Rio Grande do Norte, com 37,7 mil toneladas de mamão formosa ano.O encerramento do evento ocorreu com a participação cultural dos membros do Projeto Abelhar, que veio com aproximadamente 50 jovens da cidade de Felipe Guerra, médio oeste potiguar, apresentar poesia e música ao Fórum.



Nenhum comentário: