segunda-feira, 4 de abril de 2011

IAGRAM realiza visita técnica a empresas incubadas



Com o objetivo de realizar o diagnóstico das empresas incubadas para identificar as necessidades de treinamento e consultoria, a equipe técnica da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM, composta por Giorgio Mendes (Gerente Operacional), Thiago Dias (Coordenador de Projetos) e Walter Leite (Consultor do SEBRAE), visitou duas empresas: a Cooperativa dos Produtores de Arroz e Fruticultores do Vale e Chapada do Apodi - COOPAFA -, e a Associação dos Aquicultores do Apodi – AQUAPO.



A COOPAFA é uma cooperativa formada por 60 cooperados com atuação na região do Vale do Apodi com as culturas do Arroz e da Melancia. Segundo José Maria do Rosário, presidente da COOPAFA, as potencialidades da cultura do arroz vermelho no Vale favorecem ao sucesso da Cooperativa quanto a lucros, uma vez que a região dispõe de água abundante, solo fértil, semente de boa qualidade e insumos.



“Estávamos precisando de uma parceria como essa da IAGRAM tendo em vista que a UFERSA dispõe de profissionais altamente qualificados para suprir nossas necessidades”, frisou José Maria. Atualmente, a produtividade média da cultura do Arroz gira em torno de 6 mil kg/hectare, com aproveitamento de 100% da casca do arroz e sub-produtos.


Ainda segundo o presidente, a COOPAFA enfrenta alguns problemas oriundos da cultura do arroz vermelho, entre eles, a dificuldade de acesso a créditos. “Esperamos agora com o auxílio de a IAGRAM negociarmos com os bancos crédito para a cooperativa”. Outro problema enfrentado pelos cooperados é que o atravessador amarra o produtor com fornecimento de insumos fazendo com que os produtores forneçam o arroz a preço reduzido.



A cooperativa funciona há alguns anos, mas só agora retoma as atividades com afinco, visto que o nível de organização precisa ser melhorado. Para isso, a incubadora conta um especialista que atua na formação e organização de associações e cooperativas que é o Prof. Tiago Dias


“No que se refere à questão da organização na COOPAFA, creio que a IAGRAM pode dar uma contribuição bastante significativa e vamos trabalhar no sentido suprir essa deficiência através do contato direto com os cooperados realizando os orientando para atuarem em conjunto” afirma o professor, Thiago Dias.



Já na AQUAPO, que é presidida por Francisco José da Costa, a principal dificuldade hoje para a associação se refere à comercialização e marketing. “Hoje não existe um incentivo por parte da mídia para o consumo do peixe na região, por isso há uma necessidade de divulgação dos benefícios da carne de peixe”, acredita o presidente.




Para o responsável pela produção na AQUAPO, o estudante da UFERSA Geraldo Vicente da Costa Neto, outro entrave existente na Associação é a questão da gestão e rotinas administrativas. “Esperamos que com o apoio da IAGRAM as questões internas no que se refere a organização sejam melhoradas”, afirma Geraldo Vicente.




Para o gerente da IAGRAM, Giorgio Mendes, a visita foi muito importante no sentido de avaliar as reais necessidades das empresas para que se possa trabalhar focando no que é fundamental para o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas. “O que ficou bastante claro nessa visita é a confiança depositada pelas empresas na incubadora, principalmente porque a Universidade do Semi-Árido dar o suporte necessário para que as ações sejam concretizadas de fato”, enfatiza Giorgio Mendes.




Após a visita técnica, a equipe da IAGRAM se reuniu com a equipe do SEBRAE Mossoró para discutir ações conjuntas para a consolidação das empresas. Para o consultor do SEBRAE, Walter Leite, a IAGRAM está indo no caminho correto realizado o contato direto com os produtores. “Esse trabalho passa confiança aos incubados mostrando que a IAGRAM se faz presente para dar o suporte necessário para o crescimento da empresa”, considerou Walter Leite.



Nenhum comentário: