sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mercado do Leite



Glauco Rodrigues Carvalho


Atualmente, os Estados Unidos são os maiores produtores de leite do mundo. Atrás dos americanos estão a Índia e a China que criaram políticas de estímulo à produção e de agregação de novas tecnologias na produção, como o melhoramento genético do rebanho. A Europa, tradicional reduto da produção de leite mundial, vem perdendo espaço pelos baixos índices de produtividade e pela dependência de subsídios governamentais. O Brasil, por outro lado, vem se destacando no cenário mundial e ocupa hoje a sexta posição no ranking mundial.

Uma característica que difere o Brasil de outros países é o fato de a nossa produção leiteira estar presente em todas as regiões, estados e municípios do país. Ao longo das últimas décadas o país apresentou importantes oscilações do mercado de lácteos, principalmente no que se refere aos preços de venda do produto. Essas últimas mudanças motivaram, em certa medida, a tomada de novas direções pelo setor, que está se organizando e mostrando progressos.

Um dos principais fatores que diferem o Brasil dos demais países produtores de leite do mundo é a sua estrutura fundiária, extremamente ampla e fragmentada, o que dificulta a organização e a formulação de políticas públicas voltadas ao setor. No entanto, as boas condições naturais (temperatura, água e intensidade de radiação solar) do Brasil fazem com que o custo de produção seja relativamente baixo, o que torna a atividade leiteira bastante competitiva no mercado internacional.

Outro fator que faz do Brasil um produtor de leite em potencial é o perfil de consumo de leite por parte da população, ainda bastante baixo com relação aos europeus e americanos, mas com real possibilidade de crescimento, o que fortalece o mercado interno.

Com o panorama que o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho, proporciona neste programa, o ouvinte poderá conhecer melhor o mercado de leite no Brasil.

Acompanhe os programas da Rede Leite e conheça as recomendações da Embrapa para aumentar a qualidade do leite e a produtividade dos seus rebanhos.

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