sexta-feira, 29 de abril de 2011

UFERSA inova com Núcleo de Práticas Contábeis



Passos Júnior


Os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido já contam com um espaço para desenvolverem a extensão universitária. Ontem à noite, 28, foi inaugurado o Núcleo de Práticas Contábeis, o N.P.C., no Campus Oeste da UFERSA Mossoró. O Núcleo de Práticas Contábeis é o primeiro instalado numa instituição pública de nível superior.

A inauguração, feita pelo reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, foi prestigiada pelos professores e alunos do curso de Contabilidade, além de autoridades da área, como o secretário de Tributação do Estado, Edival Ribeiro e, o representante do Conselho Regional de Contabilidade, José Nilson. O Núcleo vai atender entidades sem fins lucrativos.

O Curso de Ciências Contábeis da UFERSA é a terceira graduação criada pelo Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, estando à primeira turma no quarto período. Durante a inauguração, o reitor Josivan Barbosa exaltou a importância do Núcleo de Práticas Contábeis por proporcionar aos estudantes conhecimentos com a prática ainda nos bancos da Universidade.

Durante a inauguração, o reitor anunciou que a meta é levar o N.P.C. para perto da população. “Nos próximos dias estaremos ocupando o prédio que pertenceu a Receita Federal, no Centro, e vamos transferir o Núcleo de Práticas Contábeis para esse local”, adiantou. Outra meta é criar o curso de pós-graduação em contabilidade na UFERSA.

“Uma iniciativa como essa engrandece a prática contábil”, discursou o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, José Nilson. Segundo o contabilista, os futuros profissionais devem estar atentos às mudanças ocorridas na área. “O mercado está em expansão com boas perspectivas de melhorias financeiras”, explanou.

O coordenador do Núcleo de Práticas Contábeis, o professor Miguel Carioca, revelou que a sua foi possível graças o apoio recebido pela reitora, pelo departamento e demais professores do curso de Ciências Contábeis da UFERSA. “E um exemplo com inovação uma vez que não existem núcleos semelhantes em nenhuma universidade pública do país”, revelou o professor Miguel Carioca.

Os estudantes que prestigiaram a inauguração do Núcleo de Práticas Contábeis aprovaram a iniciativa. “Achei a ideia muito boa uma vez que vai possibilitar a gente aprender já praticando”, opinou a estudante do primeiro período Tatiana Leite.

Para Thales Eduardo, do segundo período, considerou a iniciativa de extrema importância. “Acho essencial o início da prática durante a fase estudantil”. Thales acredita que essa metodologia traz mais segurança para os recém formados na hora de enfrentar o mercado de trabalho.

“Acho louvável uma vez que é mais interessante aprender a teoria em consonância com a prática”, opinou a estudante Erlineide Freitas, que também cursa o segundo período de Contábeis na UFERSA.

Fonte: Assessoria de comunicação da UFERSA

Nenhum comentário: