quinta-feira, 28 de abril de 2011

UFERSA ganha Núcleo de Práticas Contábeis

A partir de agora a Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai poder prestar assessoria na área das ciências contábeis para a sociedade. É que nesta quinta-feira, 28, está sendo instalado no Campus da UFERSA Mossoró, o Núcleo de Práticas Contábeis, o N.P.C. A solenidade de instalação vai acontecer a partir das 19h, com a presença do reitor da Universidade do Semi-Árido, o professor Josivan Barbosa.

A proposta do N.P.C. é prestar assessoria contábil para as entidades sem fins lucrativos como Organizações Não Governamentais, Conselhos e Associações Comunitárias, além de orientações para pessoas físicas que tenham dúvidas sobre o pagamento de impostos e demais taxas na área contábil. Todo o trabalho será desenvolvido com a participação dos estudantes do curso.

“O nosso objetivo é conciliar a teoria com a prática”, explica o professor do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da UFERSA e um dos idealizadores do Núcleo de Práticas Contábeis, Miguel Carioca Neto. O professor disse ainda que o N.P.C. irá funcionar como um escritório de contabilidade dentro da Universidade. “Observamos que na região do alto oeste ainda existe uma carência nessa área de profissionais qualificados”, pontuou Miguel Carioca.

O Núcleo de Práticas Contábeis conta com uma equipe formada por quatro professores do curso de Ciências Contábeis: Álvaro Fabiano, Janyeire Queiroga, Luciana Sales e Miguel Carioca. Segundo a professora Luciana Batista Sales, o N.P.C. já nasce com alguns projetos de extensão veiculados ao Núcleo. “É uma iniciativa pioneira dentro da UFERSA”, considera a professora.

No que se refere à gestão de custos, quatro entidades já estão sendo assessoradas pelo N.P.C., sendo três delas, empresas incubadas pela a IAGRAM – Incubadora do Agronegócio de Mossoró. São elas: a Apismel, a Vivenda’s e a Setup. A outra entidade é a ACREV, uma associação de catadores e reciclagem de Mossoró.

O N.P.C. também irá trabalhar com um projeto de extensão voltado para o imposto de renda e um outro para a criação do site do Núcleo. A ideia é atuar junto a pessoas e instituições que tenham como meta o empreendedorismo prestando a assessoria contábil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA

Nenhum comentário: