quinta-feira, 28 de abril de 2011

Software personalizado para cada fazenda

Conjunto de medidas administrativas aliadas a programas de computador prometem suprir as necessidades de diferentes produtores rurais

Kamila Pitombeira

Para atender às necessidades de cada produtor, muitas empresas investem em tecnologia e informação. A empresa TI Brasil Gestão e Software, por exemplo, traz uma proposta de gestão e administração para fazendas de forma personalizada. A novidade foi apresentada na 3ª Agrovia, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março, em Itapeva (SP). Segundo Vagner Pires, proprietário da TI Brasil, o maior objetivo da empresa é criar um conceito administrativo para cada fazenda.
Trabalhamos com serviços e não simplesmente com softwares, desenvolvemos uma metodologia que respeita a cultura organizacional da fazenda onde chegamos. Mas o objetivo é transformá-la em uma cultura empresarial para que se consiga ter dados agrícolas, pecuários e econômicos sobre o negócio – afirma Wagner.

O proprietário explica que todo o procedimento começa com uma visita ao próprio campo. Durante um período que varia entre quatro e seis meses, a equipe estuda o negócio e cria toda a parametrização necessária para desenvolver o trabalho. São realizados treinamentos de campo, de escritório e gerenciais. Após o procedimento, são entregues os dados auditados da fazenda.

– Nós vamos à fazenda, fazemos todo o levantamento de áreas, calculamos os custos de máquinas e implementos, cadastramos todos os funcionários, ou seja, padronizamos toda a empresa. Depois disso, a segunda etapa é constituída de treinamento, para que os funcionários saibam utilizar as fichas. Já na terceira etapa, lançamos tudo para o computador. Na quarta, vamos ao dono e mostramos os números, entregando o resultado do nosso trabalho – explica Pires.

De acordo com ele, o serviço é 100% personalizado porque cada fazenda adota uma cultura diferente, o que deve ser respeitado. Ele diz ainda que o principal benefício para o produtor é a possibilidade de obter informações reais. Com esse novo método, a TI consegue agregar, em um mesmo banco de dados, informações técnicas e econômicas. Com isso, é possível tomar decisões de campo e financeiras.

– Para ter uma metodologia administrativa, é preciso ter uma ferramenta que dê suporte a isso. Portanto, nós somos alfaiates digitais. Nós personalizamos também um software de acordo com a necessidade administrativa e não o contrário, como normalmente é feito – diz.

Para mais informações, basta entrar em contato com a TI Brasil através do número (14) 3733-7100.


Nenhum comentário: