segunda-feira, 5 de março de 2012

Apoio e valorização ao agronegócio no semiárido do RN

Por Passos Júnior

Os micros e pequenos empreendedores do setor do agronegócio do Estado já podem contar com a Incubadora do Agronegócio de Mossoró, a IAGRAM, para se aperfeiçoarem com vista à consolidação no mercado. Ligada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Incubadora da UFERSA acompanha o cenário nacional ao registrar um crescimento em torno de 25% ao ano.

Atualmente, a IAGRAM tem 13 empresas incubadas que buscam o fortalecimento de iniciativas inovadoras. No início, eram apenas 09 microempresas, todas voltadas exclusivamente para o setor da apicultura. Dessas, 05 já conquistaram a graduação. A experiência bem sucedida com o mel a credenciou a expandir sua atuação para o setor do agronegócio.


A Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável é uma das empresas que conquistaram a graduação. “Hoje, a COOPAPI está preparada para atuar no mercado com muito mais profissionalismo”, disse a presidente da Cooperativa, Fátima Torres. A presidente confirma que as estratégias de administração e de comercialização do mel incrementaram a produção e a renda dos apicultores.

“Dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTC – apontam que as incubadoras vêm transformando a realidade das regiões no que se refere ao fortalecimento da economia por meio de mecanismos que promovem e garantem o fortalecimento de empreendimentos inovadores”, afirma o coordenador da IAGRAM/UFERSA, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes Ribeiro, acrescentando que “as incubadoras de empresas têm como função principal garantir e tornar as micros e pequenas empresas competitivas, evitando dessa forma a falência em seus primeiros anos de vida”.

Nos últimos três anos, o trabalho desenvolvido pela IAGRAM acontece com um conjunto de estratégias que visam consolidar o Pólo de Desenvolvimento Integrado no Rio Grande do Norte. Daí, a importância da Incubadora em buscar parcerias, não apenas da Universidade do Semi-Árido, por meio do seu corpo de professores e estudantes, como também de entidades como o SEBRAE, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró e demais municípios da região.

Para Giorgio Mendes, a IAGRAM participar do Programa de Incubadoras do SEBRAE é de grande valia para as microempresas, associações e cooperativas ligadas a Incubadora de Mossoró. “Para agregar valor aos produtos e aos processos administrativos também buscamos capacitações voltadas para o gerenciamento e a inovação tecnologia”, exemplificou. Para se ter uma ideia, no ano passado (2011), a IAGRAM proporcionou para os seus incubados 20 capacitações, sendo a maioria viabilizada por meio de parceiras como a UFERSA e o SEBRAE.


“A IAGRAM é de grande importância para o desenvolvimento da Vivendas Plantas Ornamentais. Através da Incubadora tivemos a divulgação do nosso produto e tivemos também a oportunidade de participar de feiras, cursos e capacitações”, afirma Rafael Almeida, agrônomo e um dos sócio da empresa incubada. Rafael adiante que para esse ano, espera contar com a colaboração da IAGRAM na elaboração do plano de negócio da Vivendas.

Além de empreendedores do agronegócio, a IAGRAM também tem como público alvo estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação que montaram empresas juniores. Hoje, são 05 incubadas nessa modalidade onde os universitários têm a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. A grande vantagem é a oportunidade do exercício profissional e o desenvolvimento do espírito empreendedor nos acadêmicos.

Para a diretora presidente da SETUP, Empresa Junior da UFERSA, Julyana Lima Ferreira, ser incubada pela IAGRAM tem sido uma experiência de grande valia. “A IAGRAM tem sido fundamental para a SETUP, pois tem dado todo o apoio necessário para que a nossa empresa, mesmo sendo de pequeno porte, tenha oportunidade de crescimento e de se firmar no mercado”, analisa a estudante. A SETUP atua no ramo de computação e informática.


INFRAESTRUTURA E PROJETOS – Além do apóio para a participação de curso de aperfeiçoamento e consultorias, a IAGRAM oferece para os incubados toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades empresariais ao disponibilizar o uso compartilhado de sala com telefone e internet, assessoria de imprensa, suporte tecnológico e gerencial, consultorias específicas e o apoio logístico para a participação em feiras, congressos, seminários e workshops. A Incubadora da UFERSA também coloca a disposição os laboratórios da universidade para o controle e a qualidade dos produtos dos empreendimentos apoiados pela IAGRAM.

A importância do trabalho desenvolvido pela IAGRAM reflete nos projetos aprovados no ano passado, totalizando recursos na ordem de R$ 266 mil. Pelo SEBRAE, a incubadora tem dois projetos. Um voltado para a ampliação e consolidação do setor por meio da tecnologia e inovação, com consultoria e capacitação de apicultores. E outro para o apoio das empresas incubadas nas ações, mercado e acesso a inovações.

Com o Ministério das Comunicações a IAGRAM tem aprovado o Projeto Uso de Ferramentas Tecnológicas e Comunicação para a Gestão e Comercialização Profissional dos Empreendimentos Incubados. Esse projeto visa o apoio na profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar, ampliando as capacidades dos jovens que moram no campo por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação para uma melhoria na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar.

A proposta do projeto é qualificar os jovens do campo no uso das TIC’s, além de e assessorar, acompanhar e monitorar os empreendimentos incubados. Com essas ações, a IAGRAM/UFERSA espera alcançar a melhoria da gestão e comercialização por meio de qualificação profissional dos empreendimentos incubados. 

Nenhum comentário: